Blog do Prisco
Notícias Últimas

Maldaner propõe audiência para debater a universalização do acesso ao saneamento

O deputado federal Celso Maldaner teve o seu requerimento, de nº 61/2019 aprovado na manhã desta quarta-feira (3) junto a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a realização de uma Audiência Pública para debater o panorama do saneamento básico no Brasil e suas consequências para o desenvolvimento socioeconômico do país.

A proposta de Maldaner, é para que a audiência seja em forma de seminário, e pela sua importância, abranja também as comissões de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Seguridade Social e Família com debatedores da área.

Maldaner explica que são 100 milhões de brasileiros sem acesso à coleta e tratamento de esgoto e 35 milhões não recebem nas suas casas água tratada. Apesar da posição ocupada pelo Brasil no cenário internacional em termos econômicos – 9ª economia do mundo –, o país detém a vergonhosa 62ª posição no ranking de saneamento que apura as condições do serviço em 82 países.   Para ele, o debate contribui para melhorar esses índices e possibilitar o desenvolvimento ao país, que investe menos na área em questão do que nos setores de transportes, energia e telecomunicações.

Em discursos recentes, Maldaner frisou a importância do Congresso tirar o foco da agricultura, que preserva à risca o meio ambiente, e focar nas cidades, resolvendo graves problemas como este, de saneamento básico.

A data da audiência ainda não foi divulgada.