Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Maneca Dias e a reabertura econômica de Cuba

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (Terceiro da E para a D), encerrou nessa terça feira (30) sua agenda de compromissos na Missão Oficial à Cuba e se mostrou satisfeito com a colaboração do Brasil no recém iniciado processo de reabertura econômica do país latino-americano. “A participação brasileira tem grande importância nesse momento histórico para o povo cubano”, enfatizou Dias.
maneca cuba
Pela manhã, o ministro brasileiro deslocou-se para a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, a cerca de 50 quilômetros da capital, Havana, acompanhado da vice-ministra do Trabalho e Previdência de Cuba, Zamira Marín Triana, para conhecer as instalações do porto de águas profundas, que foi inaugurado em janeiro de 2014 e já concentra 80% da movimentação de cargas na ilha.

Manoel Dias e Zamira Marín foram recebidos no edifício-sede do porto pela diretora adjunta de Mariel, Yanet Vázquez Valdés, que detalhou aos visitantes o que é a Zona Especial, criada a partir de uma decisão do governo de Cuba de abrir, de forma controlada, a economia do país para o capital estrangeiro e, assim, estimular o desenvolvimento e a criação de novos empregos no país, além de modernização da infraestrutura nacional.

Desenvolvimento – Nesta primeira fase, Mariel já emprega 400 cubanos e é considerado um dos terminais de mercadorias mais modernos das Américas, além de desfrutar um regime especial tributário. “A Zona é o novo rosto de Cuba diante do mundo”, sintetizou Yanet Vázquez, aos visitantes, antes de convidá-los a percorrer, pessoalmente, as instalações.

Geograficamente, Mariel ocupa uma posição estratégica: está em frente a saída do Canal do Panamá, controlado pelos Estados Unidos; próximo a Nicarágua, onde a China está construindo um segundo canal ligando o Atlântico ao Pacífico; e na entrada do Golfo do México, estratégico para mexicanos e norte-americanos. “Foi uma visita importante porque nos mostrou uma dimensão do que Cuba poderá um dia ser”, destacou Manoel Dias.

O principal objetivo da missão brasileira é debater medidas a serem adotadas em acordo com o Memorando de Entendimento para cooperação técnica na área do trabalho e emprego, recentemente assinado com o Brasil na 104º Conferência Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação