Blog do Prisco
Notícias

Maneca Dias e a reabertura econômica de Cuba

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (Terceiro da E para a D), encerrou nessa terça feira (30) sua agenda de compromissos na Missão Oficial à Cuba e se mostrou satisfeito com a colaboração do Brasil no recém iniciado processo de reabertura econômica do país latino-americano. “A participação brasileira tem grande importância nesse momento histórico para o povo cubano”, enfatizou Dias.
maneca cuba
Pela manhã, o ministro brasileiro deslocou-se para a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, a cerca de 50 quilômetros da capital, Havana, acompanhado da vice-ministra do Trabalho e Previdência de Cuba, Zamira Marín Triana, para conhecer as instalações do porto de águas profundas, que foi inaugurado em janeiro de 2014 e já concentra 80% da movimentação de cargas na ilha.

Manoel Dias e Zamira Marín foram recebidos no edifício-sede do porto pela diretora adjunta de Mariel, Yanet Vázquez Valdés, que detalhou aos visitantes o que é a Zona Especial, criada a partir de uma decisão do governo de Cuba de abrir, de forma controlada, a economia do país para o capital estrangeiro e, assim, estimular o desenvolvimento e a criação de novos empregos no país, além de modernização da infraestrutura nacional.

Desenvolvimento – Nesta primeira fase, Mariel já emprega 400 cubanos e é considerado um dos terminais de mercadorias mais modernos das Américas, além de desfrutar um regime especial tributário. “A Zona é o novo rosto de Cuba diante do mundo”, sintetizou Yanet Vázquez, aos visitantes, antes de convidá-los a percorrer, pessoalmente, as instalações.

Geograficamente, Mariel ocupa uma posição estratégica: está em frente a saída do Canal do Panamá, controlado pelos Estados Unidos; próximo a Nicarágua, onde a China está construindo um segundo canal ligando o Atlântico ao Pacífico; e na entrada do Golfo do México, estratégico para mexicanos e norte-americanos. “Foi uma visita importante porque nos mostrou uma dimensão do que Cuba poderá um dia ser”, destacou Manoel Dias.

O principal objetivo da missão brasileira é debater medidas a serem adotadas em acordo com o Memorando de Entendimento para cooperação técnica na área do trabalho e emprego, recentemente assinado com o Brasil na 104º Conferência Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça.

Foto: divulgação