Blog do Prisco
Notícias

Mariani defende a reabertura do Canal do Linguado, em São Francisco do Sul

Durante audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, nessa quarta-feira, o deputado Mauro Mariani (PMDB) retomou as discussões para a reabertura do Canal do Linguado, aterro de ligação entre o continente e a ilha de São Francisco do Sul.

O parlamentar avalia que, embora seja polêmico, o debate precisa se feito, aproveitando as obras de duplicação da BR-280 e a possível prorrogação da concessão da ferrovia.  “A manutenção do canal é o maior crime ambiental do Sul do País. Temos que garantir que a transposição do canal seja por ponte nos dois casos, até para que se um dia a decisão for pela reabertura não tenhamos problemas adicionais”, destacou Mariani, lembrando que sua abertura poderá gerar uma série de benefícios ambientais e econômicos para a região. “Por exemplo a diluição dos poluentes ao aumentar a circulação das águas, bem como a melhora na navegabilidade”, frisou.

A importância ambiental da reabertura do Canal do Linguado é reforçada por estudos como o realizado pela Univille, já apresentado ao Ibama por Mariani e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.    Sarney Filho se comprometeu em visitar Santa Catarina e conferir a área do canal.

 

FOTO DIVULGAÇÃO