Blog do Prisco
Manchete

Mariani, Doria e o novo alinhamento de centro

Ex-deputado federal Mauro Mariani, candidato do MDB ao governo em 2018, depois de um ano mergulhado e longe da política, começa a circular novamente. Ele está avaliando seu futuro político. Sobretudo depois desse desfecho nacional, com o deputado federal Baleia Rossi assumindo a proa do Manda Brasa. Ele tem apoio da banda podre do partido, aqueles de sempre, o que deve dificultar a convivência, apesar de o catarinense Carlos Chiodini ter sido guindado a uma das vice-presidências da nacional. O jaraguaense foi o deputado estadual mais alinhado a Mariani até as eleições do ano passado.

Mesmo assim, o ex-deputado federal sequer foi a Brasília. Não participou da convenção nacional do Manda Brasa. Agora ele se movimenta de uma maneira que está levando interlocutores a perceberem a possibilidade de Mariani sair das hostes emedebistas.

Em conversas reservadas, Mauro Mariani tem dito que o futuro da política tupiniquim passa pelo paulista João Doria, nome que desponta como candidato de centro no próximo pleito presidencial. Seria a alternativa à polarização entre Bolsonaro e a esquerda.

Interessante observar que um fiel escudeiro de Mauro Mariani, Vinícius Lummertz, é o secretário de Turismo de Doria em São Paulo.

O governador paulista é filiado ao PSDB. Não quer dizer que Mariani avalia necessariamente migrar para o ninho. Leva-se em consideração outra possibilidades. Como a fusão de PSD e DEM (talvez até atraindo outros partidos menores). Surgiria então um novo partido de centro com a intenção de se diferenciar do quadro atual.

É nesse diapasão que Mariani começa a balizar sua volta à política.