Blog do Prisco
Coluna do dia

Mariani na presidência do PMDB

Mariani na presidência do PMDB

Os bastidores do PMDB estão quentes com vistas à convenção partidária marcada para outubro. Quem puxa a movimentação é o grupo do deputado federal Mauro Mariani. A interlocutores, a turma deixa claro que o atual comandante, Valdir Cobalchini, está fazendo um belo trabalho. Nada contra ele, que tem um perfil conciliador, mas tudo a favor do projeto de guindar Mariani à cabeça de chapa na disputa do pleito estadual de 2018.

Os aliados do parlamentar avaliam que a construção desse processo passa pela presidência do PMDB Barriga-Verde. Uma vez na proa da legenda, Mariani teria melhores condições para construir a chapa com o PSD, que indicaria um vice e o candidato ao Senado, Raimundo Colombo; mais o PSDB na outra vaga da Câmara Alta.

Nas conversas reservadas, fala-se, além de Paulo Bauer e Dalirio Beber, os dois senadores tucanos, no nome de Napoleão Bernardes. Mas para chegar lá, o prefeito de Blumenau evidentemente teria que conquistar a reeleição, preferencialmente atraindo o PSD. Talvez com um pessedista de vice ou pelo menos estabelecendo um pacto de não agressão com a legenda de João Paulo Kleiübing e Jean Kuhlmann.

 

 

 

Os russos

Mauro Mariani tem plenas condições de chegar à presidência do PMDB-SC. Mas seu grupo também precisar combinar com a turma de Eduardo Moreira e até com os gatos pingados que enxergam em Dário Berger a alternativa do partido para 2018!

 

 

Oposição?

Deputado estadual Ricardo Guidi adotou um discurso de oposição na Alesc esta semana. Questionou o que chama de subserviência da autoridade estadual ante o governo federal. Desceu a lenha nos projetos de privatizações de rodovias, que vão atingir os portos catarinenses. “O Executivo se acovarda perante as autoridades federais,” disparou.

 

 

Lupa

Ministério Público está de olhos bem abertos e vai acompanhar com muita atenção os trabalhos para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O histórico recente de alguns agentes públicos envolvidos no processo chama a atenção da promotoria.

 

 

Perfil

Apontado como político revelação do governo do Estado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, após sete meses de trabalho já colhe bons frutos das sementes plantadas lá no começo. Uma delas, a Junta Comercial de Santa Catarina, que ganhou uma cara nova, esta mais rápida, ágil e números positivos. E contanto à frente da Jucesc, o competente André Bazo. A quantidade de empresas abertas em Santa Catarina no sete primeiros meses deste ano foi quase 6% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

 

 

Ordem e Progresso

Reconduzido por Dilma Rousseff ao cargo e procurador-geral da República, Rodrigo Janot vem cumprindo à risca seu papel. A primeira missão é emparedar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. A denúncia já está praticamente pronta e tem cerca de 80 páginas.

 

 

Trabalhismo

Manoel Dias pediu ao deputado Rodrigo Minotto, novo presidente estadual do PDT, que fortaleça o partido, lançando candidatos a prefeito. Notadamente em cidades estratégicas.