Blog do Prisco
Coluna do dia

Mascate Colombo vai ao Japão

Raimundo Colombo tem viagem marcada para o Japão em março. Embarca dia 1º e deve retornar no dia 13, em roteiro de 12 dias, com escala prevista também para Madri, onde o grupo aterrissará na volta.

 No país asiático, o governador e a comitiva (Moacir Sopelsa, secretário de Agricultura, e o deputado Gelson Merísio, presidente estadual do PSD), vão participar de uma grande feira agroindustrial. No melhor estilo mascate, Colombo tentará abrir novas frentes para as exportações catarinenses de carne suína e de aves.

Na Capital espanhola, os catarinenses têm agenda oficial com a Câmara de Comércio Brasil e Espanha. Na pauta, atração de novos investimentos para o Estado. E também haverá espaço na agenda para uma conversa com um catedrático espanhol na área de marketing com quem Raimundo Colombo costuma se aconselhar politicamente. Certamente as eleições de 2018 e todos os senões que hoje pontuam a política nacional estarão em perspectiva neste momento de avalições e reflexões em território europeu.

 

Gostinho

A viagem de Colombo permitirá a Eduardo Moreira assumir o governo do Estado novamente de forma interina, função que ele conhece bem e na qual pode ficar definitivamente em 2018!

 

Sintomático

A confirmação da presença de Gelson Merísio na comitiva catarinense, acompanhando o governador, é mais um sinal claro de que os dois estão sintonizados e de que Merísio vai se consolidando não só como candidato do PSD ao governo, mas também pode atingir esta condição junto a Raimundo Colombo.

 

Pé na estrada

Paulo Bauer era só sorrisos no evento de filiação de 350 novos filiados no PSDB da Grande Florianópolis, cujas fichas foram abonadas por ele e pelo deputado estadual Mário Marcondes. O líder da bancada tucana no Senado informou, em primeira mão, durante reunião realizada em São José no último fim de semana, que está fechando as datas para percorrer o Estado. Além dos compromissos ligados ao mandato, vai em busca de subsídios para construir sua campanha para 2018. Está focado na pré-candidatura ao governo.

 

Temer em SC

Presidente Michel Temer confirmou agenda em Santa Catarina no dia 17 de março. Nesta data haverá uma grande programação para a inauguração da elevação de nível das barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí. O staff político do Estado estará no ato, a começar pelo governador, secretários de Estados, mais os senadores, deputados federais e estaduais.

 

Cenários

Sem dúvidas, o presidente deve estar informado do quadro político no Estado e pratica o gesto, pensando também no futuro do PMDB com vistas a 2018!

 

Obras

O secretário de estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, assinou nesta segunda-feira, convênios com Prefeituras para a realização de serviços e obras de engenharia em estradas municipais. Os recursos são provenientes do programa SC Rural e totalizam cerca de 1,68 milhões para as prefeituras de Abelardo Luz e Quilombo.

 

Aposentadoria

Deputada federal Geovania de Sá, que tem tido atuação destacada em Brasília, é um dos autores da emenda que modifica a PEC 287/2016. “Porque a reforma previdenciária é necessária, mas deve preservar a dignidade do trabalhador”, justifica a parlamentar, lembrando os anos de lutas para a conquista de muitos direitos. Geovania conta que, de acordo com a emenda, a idade mínima definida na PEC 287 não merece prosperar.