Blog do Prisco
Notícias

Mauro diz que produtor não pode pagar a conta

Deputado Mauro de Nadal diz que pequeno produtor não pode sofrer impacto de denúncias sobre carne adulterada

 

O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, acompanha com apreensão os desdobramentos da operação Carne Fraca desencadeada pela Polícia Federal, atento aos possíveis reflexos para o segmento produtivo agropecuário catarinense. Representante do Oeste identificado com criadores de frangos e suínos, ele entende que casos pontuais não podem ter influência amplificada a ponto de comprometer uma cadeia produtiva consolidada e reconhecida no cenário internacional. Para o deputado Mauro, “é preciso muito cuidado, a segurança alimentar é prioridade, mas generalizar efeitos de casos apurados de fraude coloca em risco a economia agroindustrial, e quem não pode sofrer impacto disso, em nenhuma hipótese, é o pequeno produtor”.

O parlamentar já iniciou o debate sobre o tema com colegas peemedebistas e pretende ampliar a análise em reunião da bancada programada para segunda-feira (20) que deve contar com a participação do secretário da Agricultura Moacir Sopelsa. Para Mauro de Nadal é importante lembrar que o setor frigorífico catarinense tem história consolidada de defesa da sanidade animal e a vigilância sanitária nas linhas de produção eficiência reconhecida inclusive por auditorias externas de missões dos países que importam produtos catarinenses. “Isso deve ser preservado, é um patrimônio da cadeia produtiva”, ele observa.

Foram detectados problemas em 21 unidades produtivas entre as 4.837 plantas fiscalizadas pelos serviços de inspeção no País, e acusados 33 servidores num universo de 11 mil colaboradores. “Qualquer caso precisa ser apurado e culpados por irregularidades punidos com rigor, mas não é possível amplificar e condenar toda a indústria, a inspeção de forma ampla, quando tratamos de percentuais ínfimos cenário nacional, e um caso isolado em nosso Estado”. O reflexo do noticiário, como o pedido de informações da comunidade europeia, é exemplo: “Santa Catarina é grande exportador de carnes, temos qualidade reconhecida, milhares de famílias envolvidas com o processo produtivo, motivo mais que suficiente para tratarmos qualquer irregularidade com rigor, mas também com muita responsabilidade”.