Blog do Prisco
Coluna do dia

MDB: fôlego e desânimo

O ainda senador Dário Berger não compareceu à importante reunião do comando emedebista esta semana. Sinalização clara de que realmente está pulando fora do Manda Brasa. O destino é o PSB. O discurso dele agora é liderar uma frente canhota para dar palanque ao candidato do PT à presidência.

Dário é um esquerdista nato, convicto. Fará muito bem às esquerdas catarinenses. Há até quem diga que é um típico caso de “eles se merecem.”
Voltando à reunião do MDB. O clima entre os líderes foi relativamente tranquilo embora tenha sido uma agenda cansativa. Durou quase quatro horas, tempo em que todos os aspectos, todas as variáveis foram analisadas.

Cara de paisagem

Os deputados estaduais ficaram passivos durante a agenda. Ainda estão impactados com as notícias que indicam o acerto de Moisés da Silva para filiar-se ao Republicanos dentro do projeto de reeleição.

Segue o baile

A candidatura de Antídio Lunelli está de pé, conforme explicitado na nota distribuída pelo MDB. E ganha fôlego, evidentemente. Efetivamente o movimento do governador não agradou a bancada estadual. Murchou a empolgação dos parlamentares em relação a apoiar a reeleição do atual mandatário estadual.

Cobertura eleitoral

Objetivamente, os participantes acataram uma sugestão do ex-senador Neuto de Conto. O experiente político indicou que o partido lançasse um candidato a deputado estadual a cada 125 mil eleitores. No total, seriam 41 candidatos. Destes, 28 homens e 13 mulheres. Para a disputa a Câmara dos Deputados, a sigla pretende lançar 1 candidato a cada 300 mil eleitores.

Por toda SC

Dessa forma, o partido lançaria 11 homens e 6 mulheres. Os nomes representariam todas as regiões do estado, respeitando a realidade eleitoral de cada uma delas. Durante a reunião a bancada estadual sugeriu que seja realizada uma pesquisa, analisando os cenários para as eleições de outubro. O pedido também foi acatado.

Alianças em pauta

A partir do dia 14 de março, e nas próximas segundas-feiras, o presidente Celso Maldaner e Antídio Lunelli iniciam uma série de encontros com lideranças de outros partidos para discutir oficialmente as alianças para as composições partidárias. As reuniões serão agendadas previamente com os presidentes estaduais das maiores siglas do Estado. Esses contatos serão fundamentais para definir o futuro do MDB e da candidatura de Antídio ao governo pelo partido.

Virando a página

Através da Indicação N.º 1575/2022, protocolada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o Vereador Kaká Fernandes sugere ao Prefeito Fabrício Oliveira, que regulamente através de Decreto Municipal, o uso facultativo de máscaras de proteção individual em todo território municipal.

Facultativo

A Indicação também sugere que o uso facultativo de máscaras seja tanto em local aberto, quanto em fechado, ficando a responsabilidade de uso ou não de máscaras de cada cidadão. No final da tarde de segunda-feira, o Prefeito Fabrício assinou e publicou o Decreto nº 10.745, com medidas para o uso facultativo da máscara.
Aleluia, aleluia.