Blog do Prisco
Manchete

MDB no governo

Criou-se um certo frenesi em torno da formalização, desmentida por alguns líderes, do apoio formal do MDB ao governo de Moisés da Silva, do PSL. Leia-se respaldo da bancada do partido na Assembleia aos projetos de interesse do Executivo. O assunto esquentou e veio à tona esta semana.

O colunista usa o termo formalização porque o partido nunca saiu do poder em Santa Catarina desde 2003. Os secretários da Fazenda, Paulo Eli, e da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, são emedebistas de quatro costados. Competentes, registre-se.

O coordenador do Colegiado Superior de Segurança, Araújo Gomes, Comandante Geral da PMSC, não só foi mantido à frente da corporação como foi guindado à função que corresponde a de Secretário de Segurança. Araújo Gomes chegou ao topo da PM pelas mãos de Eduardo Pinho Moreira em seu último mandato-tampão de governador, no ano passado. Outro quadro competente, mas ligado ao Manda Brasa.

Por toda SC

Sem contar as dezenas de cargos ocupados por emedebistas nos escalões inferiores da máquina estadual. Trocando em miúdos: o MDB jamais desembarcou totalmente do governo.

O que há de novo, mesmo, é a articulação que começou a acontecer pelo tripé: Moisés da Silva, Douglas Borba (Casa Civil) e Jorge Tasca (Administração). O governo mais próximo dos deputados e já se fazem contas sobre o tamanho da base aliada na Alesc.

Contabilidade

Em tese, Moisés da Silva poderia contar agora com os seis deputados do PSL, os três do PR, os dois do PDT e os nove do MDB. Totalizando 20 parlamentares, metade da Alesc. Mas há deputados de outros partidos que se comportam como aliados: Zé Milton Scheffer do PP e Jair Miotto, do PSC, por exemplo. Não parece difícil que o governo consiga atingir uma maioria com boa folga, como algo em torno de 25 deputados na base.