Blog do Prisco
Manchete

MDB no governo!

O governador Jorginho Mello começa a articular as últimas modificações no seu Colegiado. A reforma administrativa deve chegar na Assembleia semana que vem, de acordo com o secretário da Casa Civil, Estener Soratto.
Haverá o de sempre: fusões, extinções, criações de estruturas e por aí vai. O principal é que o governador começa a fechar sua equipe, observando o seu principal desafio político. No dia 1ᵒ de fevereiro se inicia a nova legislatura na Alesc a partir da eleição da nova mesa diretora da Casa.
Jorginho já definiu que a poderosa Secretaria de Infraestrutura caberá ao MDB.
Quem será o titular? Seguramente um deputado entre os seis que vão integrar a bancada emedebista na legislatura que está por começar.
Além desta joia da coroa, Jorginho deve entregar a Segurança Pública ao MDB.

Governismo

O Manda Brasa vai entrar no governo do estado, isso é certo. O partido parece uma sigla perseguida pelo poder, a exemplo do que já foi o PFL no fim do século passado. Sempre no poder, em qualquer poder, sempre ávido por cargos e ribalta.

MDB lá

Os emedebistas vão compor o governo Lula, PT, e da gestão Jorginho, PL, por aqui.

Coisas distintas

Importante frisar que a definição das secretarias do governo Jorginho não guarda relação direta com a composição visando a eleição para a presidência da Assembleia.

Nome forte

Elas não se confundem justamente porque o MDB já tem seu nome definido: é Mauro de Nadal, ex-presidente da Casa que vai cumprir seu quarto mandato de deputado estadual.
Ele é o principal líder do MDB entre os deputados estaduais. De Nadal colocou seu nome, assim como Zé Milton, do PP.

Matemática

O sulista apresentou seu nome com o respaldo dos 11 deputados do PL e os três do PP. São 14 votos. Para conquistar o comando do Legislativo estadual são necessários pelo menos 21 votos. Mauro de Nadal construiu quatro blocos totalizando 26 parlamentares.

Margem pesada

Para Zé Milton chegar lá serão necessários mais sete sufrágios internos. Muito difícil isso ocorrer, sobretudo porque Jorginho Mello já deixou claro que não tem qualquer compromisso com o progressista. O PP pode acabar fora da composição da Mesa Diretora da Alesc.

Tudo certo

Os cargos para a nova gestão da Casa, inclusive para as comissões permanentes, já estão batidos.
Mauro de Nadal sinalizou que o PL será bem-vindo ao entendimento e terá posição de destaque na Mesa Diretora. Já o PP tem tudo para ficar na estrada.

Bola dividida

Jorginho Mello, do alto de toda sua experiência e habilidades políticas, jamais vai entrar numa fria para começar o governo tendo o Legislativo enviesado. Ele vai apoiar quem vai ganhar e quem tem tudo para vencer este pleito é o grupo que apoia Mauro de Nadal. Simples assim.