Blog do Prisco
Manchete

MDB-SC: rumos diferentes

Na semana que vai se encerrando, o deputado estadual mais votado do MDB no ano passado, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, foi a Brasília. O parlamentar cumpriu extensa agenda no DF com representantes do Fórum Parlamentar, deputados e senadores. A cereja do bolo foi o encontro com Jair Bolsonaro. Aliás, o clima da conversa entre o catarinense e o ex-presidente foi descontraído. E muito caloroso. Além dele quem também esteve com o Bolsonaro foi parlamentar catarinense, o deputado federal de primeiro mandato, Rafael Pezenti, correligionário de Antídio.
Pezenti é o sucessor de Rogério Peninha Mendonça, amigo de Bolsonaro há mais de 30 anos e que acompanhou o pupilo na agenda em Brasília.
Encontros ocorridos na véspera do início do julgamento do TSE que pretende tornar inelegível o líder que ressuscitou a direita neste país.
Peninha, vale lembrar, foi o primeiro político a trazer Jair Bolsonaro para Santa Catarina, isso quando o ex-deputado era apenas um azarão com vistas ao pleito de 2018.
Quem fazia as apresentações nos eventos com o pré-candidato a presidente naqueles dias pelo território catarinense era justamente Rafael Pezenti, hoje deputado federal.
Este contexto nos aponta para uma clara divisão, pelo menos em relação à questão nacional, envolvendo lideranças do Manda Brasa catarinense.

Dois lados

Antídio e Pezenti fizeram fotos sorridentes ao lado de Bolsonaro. Coincidentemente, a bancada federal do MDB-SC reuniu-se pela primeira vez este ano no gabinete da senadora Ivete da Silveira. Ela ascendeu à Câmara Alta porque era a primeira suplente de Jorginho Mello, candidato que encarnou o bolsonarismo na campanha de 2022.

Pelo meio

O MDB tinha, digamos, o “costume” de ter entre seis e oito congressistas a cada legislatura dentre os 19 catarinenses. Hoje tem apenas quatro, a metade de cadeiras que costumava deter até um passado recente.

Dois a dois

Dos quatro emedebistas em Brasília, Pezenti é de direita, alinhado a Bolsonaro e de oposição a Lula da Silva. O presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, se aproximou do governo pilotado pelo PT. Chiodini é Antídio, registre-se, são de Jaraguá, mas estão em trincheiras opostas no plano federal.

Prestígio

Tanto é assim que ele costurou a agenda e será o grande anfitrião da visita que o ministro Renan Calheiros Filho, senador alagoano licenciado, fará ao Estado nesta segunda e terça-feiras (26 e 27).

Bem-vindo

Obviamente que Santa Catarina receberá bem o ministro. O estado carece de recursos, de infraestrutura, de investimentos. Somos sempre preteridos pelas cabeças coroadas que povoam Brasília, apesar da imensidão de recursos que os empreendedores e trabalhadores catarinenses mandam para aquela ilha da fantasia todos os meses.

Convivência

O calendário e os agendas recentes dos emedebistas de SC, contudo, evidenciam a divisão. Numa semana, um grupo esteve com Bolsonaro em Brasília. Na outra, outro grupo receberá o filho do notório Renan Calheiros para agendas em Santa Catarina.