Blog do Prisco
Coluna do dia

MDB velho de guerra

Depois da pesadíssima, absolutamente fora do tom, reunião entre a bancada estadual com o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, na quarta-feira, um novo factoide movimentou o partido na quinta-feira.
O deputado estadual Valdir Cobalchini, líder da bancada na Alesc, se inscreveu nas prévias do partido. Até o meio da tarde de ontem, Antídio e o senador Dário Berger não haviam registrado seus nomes.
Celso Maldaner, até como resposta a deputados, retirou sua pré-candidatura. Ele foi acusado de legislar em causa própria ao manter a eleição interna. Seu gesto encerrou o assunto.
Voltando a Cobalchini, sua inscrição é puro jogo de cena. Ele entra no jogo para guardar vaga a Moisés da Silva, que é o nome da bancada e de prefeitos do MDB.

Cabalando votos
Se Cobalchini não for candidato único, os apoiadores de Moisés da Silva vão arregaçar as mangas para fazê-lo vencer o certame interno. Caso isso ocorra realmente, Cobalchini, lá adiante, abrirá mão para a candidatura do governador.
O deputado estadual não será candidato a governador. Em hipótese alguma.

Dèja vú
A atitude de Valdir Cobalchini encarna o que fez Eduardo Moreira lá em 2010. Moreira bateu Dário Berger na prévia do partido daquele ano. Combinado com Luiz Henrique da Silveira, ele compôs com o PSD e abriu mão da cabeça de chapa para Raimundo Colombo. O Cobalchini de hoje é o Eduardo Moreira de ontem. O tempo passa e o MDB é o mesmo velho de guerra de sempre!

Mimimi canhoto
O empresário Luciano Hang esclarece que partidos de esquerda no município de Bagé (RS) pedem à Justiça a sua inelegibilidade, alegando inexistente abuso de poder econômico pelo fato de o empresário ter se manifestado contra a burocracia do Partido dos Trabalhadores em live do prefeito da cidade exibida ao vivo em seu Facebook.

Recurso
A juíza de primeira instância entendeu que a ação não poderia prosseguir pela ausência de inclusão do Presidente. Na dia 8 de fevereiro, o TRE/RS entendeu que a participação do Presidente não era obrigatória e por isso, determinou o retorno do processo para que o mérito das acusações sejam julgadas. Hang afirma que irá recorrer da decisão do TRE.

Prova de vida
Em janeiro, a deputada federal Carmen Zanotto, solicitou ao presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), José Carlos Oliveira, a suspensão da prova de vida para os beneficiários. Na última semana, o governo federal acabou com a exigência de prova de vida presencial para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS.

Novo partido
O prefeito Gean Loureiro já pode ser chamado de presidente do União Brasil de Santa Catarina. A fusão entre o DEM e o PSL foi reconhecida. Agora, portanto, é oficial. A nova legenda nasce com R$ 1 bilhão à disposição em seus cofres, se combinados os recursos dos fundões eleitoral e partidário.

Prazo
O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, mas que responde no momento pela presidência do TSE, deu prazo para formação das federações partidária até o dia 31 de maio. Os partidos queriam mais tempo, mas Barroso ficou no meio termo. Antes de sua manifestação, as federações teriam que ser consumadas até 31 de março.