Blog do Prisco
Destaques

Meirelles: “Melhor política social é o emprego”

Na passagem por Florianópolis, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez detalhada explanação sobre as diferenças dos principais indicadores econômicos no final da era PT e na atual gestão federal.

No “governo” Dilma, a inflação acumulada nos últimos 12 meses bateu em 9,3% contra 2,7% na atualidade. O PIB saiu do abismo de MENOS 5,4% no último ano da ex-guerrilheira para crescimento de 1,1% nos primeiros 12 meses da administração Michel Temer. A taxa Selic, que estabelece os juros anuais no país, despencou de espantosos 14,25% para 7,50% nos dias de hoje (veja estes e outros números na tabela abaixo).

Meirelles também fez questão de destacar a taxa de desemprego em Santa Catarina, que é metade do índice nacional: aqui, 6%, contra 12% no país.

“A melhor política social é a geração de emprego”, prega o ministro.

Henrique Meirelles - tabela
A diferença de desempenho no pós-Dilma é abissal – fotos>Antônio Carlos Mafalda (capa) e divulgação

CANDIDATURA

Em suas falas e também pela agenda política paralela (o ministro tomou café com o governador e deputados do PSD na Agronômica), Henrique Meirelles deixa transparecer que deseja ser candidato a presidente. A definição, segundo ele próprio, vai ocorrer no prazo fatal para as desincompatibilizações de ocupantes de cargos públicos que irão disputar as eleições: a primeira semana de abril de 2018. O fato é que trata-se de um grande economista e gestor, mas falta ao titular da Fazenda o carisma, o apelo popular. De qualquer forma, se o mercado abraçar sua hipotética candidatura, ele pode acabar se viabilizando como postulante.

CÔRTE ELOGIA

Antes da palestra de Henrique Meirelles, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, fez uma introdução. Enalteceu a presença do ministro e elogiou o governador Raimundo Colombo. Em sete anos, salientou o empresário, não houve criação tampouco aumento de impostos em Santa Catarina.

Florianopolis 24-11 O Ministro da FazebdaHENRIQUE DE CAMPOS MEIRELLES pareticipa do Palestra sobre o Panorama Econômico Brasileiro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC o evebto aconteceu na sede da Fiesc e contou com a presença de varias autoridades como o Governador, sebrae, celesc BRDE dentre outras instituições. a pelestra falou sobre os numeros do Brasil. Fotos: Antonio Carlos Mafalda- Mafalda Press
O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participa do Palestra sobre o Panorama Econômico Brasileiro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. Da E para a D: Glauco Côrte, Raimundo Colombo e o ministro. Foto> Antonio Carlos Mafalda- Mafalda Press