A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Regional Fenabrave SC), entidade que representa 562 concessionárias nos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários — responsáveis por cerca de 5% do PIB catarinense — divulga o desempenho do setor automotivo no estado referente ao mês de abril de 2026.
No quarto mês do ano, o mercado catarinense contabilizou 19.841 unidades emplacadas, frente a 21.522 unidades registradas em março, o que representa uma queda de –7,81% no comparativo mensal.
Na comparação com abril de 2025, quando foram emplacadas 17.820 unidades, o setor apresentou crescimento de 11,34%. No acumulado de janeiro a abril de 2026, Santa Catarina soma 74.566 veículos, avanço de 8,12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desempenho por segmento:
O segmento de Autos encerrou abril com 8.547 unidades, apresentando queda de –7,90% em relação a março, mas com crescimento de 9,46% na comparação com abril de 2025. No acumulado do ano, o segmento cresce 5,40%.
Os Comerciais Leves somaram 2.254 unidades, com leve retração de –1,74% frente a março e crescimento anual de 11,42%, acumulando alta de 2,92% no ano.
Somados, Autos e Comerciais Leves totalizaram 10.801 unidades em abril, registrando queda de –6,68% no comparativo mensal e crescimento de 9,87% frente a abril de 2025. No acumulado do ano, o avanço é de 4,89%.
O segmento de Caminhões registrou 630 unidades, com retração de –14,63% sobre março e queda de –15,09% na comparação anual, mantendo desempenho negativo no acumulado de –19,23%.
Já o mercado de Ônibus contabilizou 66 unidades, com queda mensal de –24,14%, mas crescimento de 6,45% em relação a abril de 2025 e avanço expressivo de 34,65% no acumulado do ano.
Somados, Caminhões e Ônibus atingiram 696 unidades, com retração de –15,64% frente a março e queda de –13,43% na comparação anual, além de recuo de –15,08% no acumulado do ano.
As Motocicletas totalizaram 6.347 unidades em abril, com queda de –9,60% na comparação mensal, mas avanço de 21,78% frente a abril de 2025. No acumulado do ano, o segmento registra forte crescimento de 21,92%.
Os Implementos Rodoviários somaram 704 unidades, retração de –11,45% em relação a março, além de queda de –6,75% na comparação anual e de –16,41% no acumulado do ano.
O segmento de Outros, que inclui tratores, máquinas agrícolas e equipamentos, registrou 1.293 unidades, com leve recuo de –1,07% frente a março e crescimento de 6,16% na comparação com abril de 2025. No acumulado do ano, o avanço é de 7,03%.
Destaques Regionais:
No recorte regional, o mês de abril apresentou desempenho predominantemente negativo na comparação mensal, após o forte resultado de março.
A Grande Florianópolis registrou 4.965 unidades, com retração de –7,63% frente a março, mas crescimento expressivo de 22,84% na comparação anual. No acumulado do ano, a região avança 21,82%.
O Vale do Itajaí encerrou abril com 5.577 unidades, queda de –8,89% sobre março e crescimento de 3,95% frente a abril de 2025, acumulando alta de 3,40% no ano.
A região Norte somou 3.376 unidades, retração mensal de –7,46%, mas avanço de 13,86% na comparação anual, com alta acumulada de 8,72%.
O Oeste registrou 2.859 unidades, com queda de –10,96% frente a março e crescimento de 12,16% na comparação anual, mantendo alta de 4,43% no acumulado.
A região Sul totalizou 2.380 unidades, retração de –5,71% no comparativo mensal e crescimento de 7,35% frente a abril de 2025, com leve alta de 1,49% no acumulado do ano.
Por fim, o Planalto Serrano contabilizou 684 unidades, com crescimento de 6,38% frente a março e estabilidade na comparação anual (0,29%), porém ainda com leve retração de –1,15% no acumulado.
Frota Circulante em SC
A frota circulante em Santa Catarina soma hoje 6.493.860 veículos, sendo 3.422.600 automóveis (Fonte: Detran SC).
Depoimentos:
Para o presidente do Sincodiv SC, Alfredo Breitkopf, os números de abril e do primeiro trimestre indicam um cenário de transição. “O mercado catarinense mostra resiliência e capacidade de adaptação. Tivemos um abril com leve retração na comparação anual, mas o acumulado do primeiro trimestre é positivo e demonstra um consumidor mais confiante, especialmente nos segmentos de automóveis e motocicletas. O setor pesado ainda sente os efeitos do crédito restrito, mas há sinais de reação ao longo do segundo semestre”, avalia. Segundo Breitkopf, a chave para manter o crescimento está na gestão eficiente, qualificação das equipes e maior proximidade com o cliente, pontos que vêm sendo trabalhados de forma integrada pelo Sincodiv SC.
Congresso reforça foco em pessoas, processos e resultados
Nesse contexto de transformação do setor, o Diretor Executivo do Sincodiv SC, Piter Santana, destaca a importância da agenda institucional que a entidade promove em junho. “Estamos realizando nos dias 08 e 09 de junho no ExpoCento em Balneário Camboriú, o maior e mais tradicional evento regional do setor em todo país, com a realização do 17º Congresso Estadual e o 2º Encontro Sul Brasileiro do Setor de Distribuição de Veículos, com o tema Conectar para Evoluir – Pessoas, Processos e Resultados. É um movimento estratégico para preparar as concessionárias para esse novo ciclo do mercado”, afirma. O evento reunirá uma agenda robusta de palestras, com temas como Reforma Tributária, Inteligência Artificial, Gestão de Pessoas, Meritocracia, Liderança e análises do setor, além de encontros específicos de vendas, pós-vendas, gestão e área contábil, além de uma feira de negócios com cerca de 35 marcas parceiras. O Congresso também sediará o Encontro Sul Brasileiro, com participação de entidades representativas do Rio Grande do Sul, Paraná e da esfera nacional, fortalecendo a integração regional e o compartilhamento de boas práticas. Com um mercado mais seletivo, tecnológico e orientado à experiência do cliente, Santa Catarina segue consolidando sua posição como um dos estados mais dinâmicos do setor automotivo brasileiro, apontando que conectar pessoas, processos e resultados será decisivo para sustentar o crescimento ao longo de 2026.
Neste endereço http://www.fenabrave.org.br/portalv2/home/imprensa você encontra os dados Nacionais completos, e no quadro acima o resumo por segmentos a nível de Brasil.
foto>Getty Images







