Blog do Prisco
Notícias Últimas

Mercado imobiliário comercial terá foco em projetos por demanda em 2024

Índice do WTCA apresenta panorama sobre a situação dos arrendamentos e das vendas de escritórios na América Latina e projeta perspectiva para o Sul do Brasil, Sinop e Brasília

 

O cenário do setor imobiliário comercial na América Latina apresentou alta além da expectativa em 2023 e tende a se estabilizar em 2024, concentrando-se em projetos por demanda, a exemplo de espaços redesenhados para atender às necessidades dos trabalhadores híbridos com a incorporação de tecnologia avançada, criação de ambientes de trabalho colaborativos, oferta de condições de alugueis flexíveis, dentre outros. Este foi um dos resultados apresentados no relatório Prime Office Index, desenvolvido e recém-divulgado pela Latin Trade e o World Trade Centers Association (WTCA).

 

“Vale ressaltar que tanto em 2023 quanto no indicador de expectativas para o primeiro semestre de 2024 há, em geral, um otimismo moderado. No entanto, ao compararmos com a pesquisa realizada no primeiro semestre do ano passado – especificamente em relação ao esperado naquela época para o próximo semestre –, descobrimos que o subíndice foi de 22,5, muito acima dos 17,6 esperados. O relatório apresenta expectativas reais baseadas na atual conjuntura econômica da América Latina, porém acreditamos que em um cenário positivo crescente”, esclarece Robin van Puyenbroeck, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios do WTCA.

 

Esta edição do relatório Prime Office Index, produzida semestralmente, foi dividida em quatro partes: situação atual dos arrendamentos, situação atual das vendas, perspectivas para o primeiro semestre de 2024 em relação aos arrendamentos e perspectiva das vendas, também para a primeira metade de 2024. Foi realizada pesquisa com 18 especialistas do setor na América Latina das seguintes regiões: Curitiba, São Paulo (Brasil); Buenos Aires (Argentina); Santiago (Chile); Cidade do Panamá (Panamá); Montevidéu (Uruguai); Bogotá, Medellín e Cali (Colômbia); Santo Domingo (República Dominicana), Lima (Peru), Assunção (Paraguai); San Salvador (El Salvador); e Cidade do México, Guadalajara, Nuevo Laredo, San Miguel de Allende, Monterrey (México).

 

Outro subíndice do documento é o de expectativas, trazendo os resultados previstos para locação e vendas de escritórios premium na região. Para o primeiro semestre de 2024, por exemplo, as probabilidades situam o resultado em 18,9. Isso indica que, assim como no subíndice de comportamento, as expectativas também apresentam um declínio em relação ao que foi expresso pelos especialistas na pesquisa anterior. Ou seja, há uma redução de 3,6 pontos percentuais no otimismo dos entrevistados em relação ao que acontecerá no semestre que está começando.

 

WTC Brasília é destaque

 

Outro destaque do Index é o lançamento do edifício do WTC em Brasília. Localizado no coração do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o mais recente desenvolvimento imobiliário na capital brasileira vai abrigar um dos pioneiros World Trade Centers do país. De acordo com Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Sinop e Brasília, o WTC Brasília se destaca por sua estrutura inovadora, moderna e interativa, cobrindo ao todo 130 mil metros quadrados. “Além disso, contamos com um fundo de investimento que supervisiona o desenvolvimento de edifícios WTC nas cinco cidades que abarcam a nossa gestão. O compromisso do WTC Brasília é promover a renovação econômica, gerar oportunidades de emprego e integrar o Distrito Federal na rede empresarial mundial.”

 

Construção corporativa

 

A empresária Daniella Abreu, que também é presidente do MAC de Trading Services nas Américas e conselheira do WTCA para a América Latina, informa que o foco do World Trade Center nessas localidades, para 2024, será a construção corporativa. “Nós atuamos como um ecossistema internacional para geração de negócios a investidores imobiliários, agências de desenvolvimento econômico e empresas internacionais que desejam se conectar globalmente, sob a égide de uma marca de prestígio. Essa missão perpassa os investimentos em Real Estate, que concretizam os objetivos do WTC nas cinco cidades brasileiras em que estamos atualmente.”

 

WTC no Brasil e no mundo

 

O WTC é uma importante entidade no ambiente de negócios há mais de 50 anos. É formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.

 

Latin Trade

 

A Latin Trade atua há 28 anos fornecendo informações comerciais, relatórios e serviços empresariais para multinacionais e empresas com interesses na América Latina, Caribe e Estados Unidos. Publica conteúdo em espanhol e inglês na Latin Trade Magazine e em portfólio online de boletins informativos.