Blog do Prisco
Destaques

Mercoagro 2020 adere à campanha Lixo Zero e desenvolve ações de sustentabilidade

Um conceito será colocado em prática na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro): sustentabilidade ambiental. Na última semana, o gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin, coordenou reunião de trabalho sobre esse assunto para iniciar com antecedência a discussão sobre recolhimento e destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos antes, durante e após a feira. A intenção é sensibilizar e envolver montadoras, expositores e público visitante.

A Mercoagro 2020 está programada para o período de 15 a 18 de setembro deste ano. A feira será realizada no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Ela tem o status de maior expo-feira do setor na América do Sul e é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com apoio das principais entidades do setor agroindustrial da proteína animal.

A operação da feira obedecerá a um plano ambiental para a coleta e destinação dos resíduos produzidos na montagem, no transcurso e na desmontagem da estrutura da Mercoagro. Papel, papelão, plástico, madeira e forrações (carpet) terão destinação adequada. Para os materiais orgânicos, será construída uma composteira no parque de exposições.

Cervelin explica que os procedimentos serão comunicados para todos os envolvidos com a feira, desde as montadoras e outros prestadores de serviços até os expositores e visitantes. “O objetivo é ter uma extensão da campanha Lixo Zero da Prefeitura de Chapecó, ampliando as ações de sustentabilidade iniciadas nas edições anteriores da Mercoagro. A edição deste ano traz o novo e uma nova prática ambiental não poderia ficar de fora”, frisa Cervelin.

Da mesma forma, serão dados tratamento e destinação adequados ao lixo gerado durante os quatro dias da expo-feira e à água utilizada para abastecer a área bruta total de 20 mil metros quadrados ocupada por 231 estandes que abrigarão mais de 400 empresas. Esse conjunto será visitado por 22 mil compradores. O plano ambiental também levará em conta a circulação de aproximadamente 2.500 automóveis, vans e micro-ônibus pelo estacionamento da feira.

O dirigente destaca que a Mercoagro tem compromisso com a sustentabilidade ambiental e ecológica, comprovando que a indústria da carne contribui para manter a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia. “Nós também temos compromisso de encontrar uma maneira de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. As empresas expositoras têm excelentes cases nesse sentido que também poderão ser conferidos durante a feira”, acrescenta Cervelin.

A feira tem forte caráter internacional, com visitantes e expositores da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia. A previsão de negócios é da ordem de 200 milhões de dólares. Entre os expositores, estarão empresas dos setores de refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.

A Mercoagro 2020 tem patrocínio da Aurora Alimentos, do BRDE, do Sicredi e da Unimed Chapecó. a feira conta com parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio das entidades: Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae, Safetrading e Sicoob. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. Mídia oficial: revistas Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne.

Outras informações no site www.mercoagro.com.br.