Blog do Prisco
Destaques

Mercoagro 2020 vai ocorrer em cenário de expansão das exportações mundiais de carnes

Um ambiente internacional de exportações crescentes garantirá transações superiores a 200 milhões de dólares durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020),  programada para o período de 15 e 18 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).

A previsão é de Nadir José Cervelin, gerente geral dessa que é a maior feira do setor na América Latina e uma das maiores feiras técnicas da indústria mundial de alimentos, com 26 anos de edições bienais ininterruptas.

Ele observa que as perspectivas para o mercado mundial de carnes são positivas. “O crescimento populacional mundial assegura elevada e crescente demanda por proteínas nobres”. Lembra que no período de 2015 a 2025, o aumento populacional totalizará 780 milhões de pessoas, atingindo 8,1 bilhões de seres humanos no Planeta Terra.

Para fundamentar seu otimismo, o dirigente mostra que o consumo per capita de carnes (bovina, suína e de aves) no mundo chegou a 41 kg/habitante/ano. O nível de ingestão de proteínas de alguns países demonstra, com clareza, a extensão e as possibilidades desse mercado.

–-“O surgimento de doenças nos planteis de suínos da China levou esse país a intensificar as compras de carne no mercado mundial, alavancando as exportações brasileiras. Não há dúvidas de que a demanda global por carnes vai se acelerar até 2025, com crescimento anual sustentado de 1,4% em bovino, 1,1% em suíno, 1,6% em aves e 2,0% em ovino, de acordo com projeções do Rabobank.”

Na previsão de Cervelin, esse mercado estará ainda mais aquecido em setembro de 2020 – durante a 13ª edição da Mercoagro – estimulando a ampliação e a construção de novas plantas industriais de processamento de carne. “Isso sinaliza excelentes vendas de máquinas e equipamentos no próximo ano”, assinala.

            MERCOAGRO

A Mercoagro 2020 terá 205 estantes, 350 marcas representadas, público de 20 mil visitantes/compradores e previsão de negócios de US$ 200 milhões de dólares. A feira é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

A expo-feira criará 3 mil empregos temporários durante o período de realização, com injeção de R$ 15 milhões na economia local e regional. Ocupará 15 mil metros quadrados de área do parque de exposições com todas as tendências e novidades que o setor oferece. Participarão da exposição empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.

 Os países que estarão presentes na condição de expositores ou visitantes são: Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia, entre outros.

A realização, promoção e organização são da ACIC, com patrocínio da Aurora Alimentos, Unimed Chapecó e Sicredi, parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio do BRDE, Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Safetrading e Sebrae. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos.

O credenciamento para a feira é gratuito e está disponível pelo site oficial:www.mercoagro.com.br.

 Nadir José Cervelin, gerente do projeto Mercoagro (Foto Junior Duarte/UQ Design)