Blog do Prisco
Notícias Últimas

MERCOAGRO 2023 terá ampla programação científica

 
Uma vasta programação científica acompanhará a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (MERCOAGRO 2023) que a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoverá no período de 12 a 15 de setembro deste ano no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

O presidente da ACIC Lenoir Antônio Broch destaca que “a extensa programação científica constituiu-se, ao longo dos anos, em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne”. 

O coordenador geral Nadir José Cervelin observou que a indústria da carne é um dos setores de maior agregação de tecnologia, e que a MERCOAGRO desde suas primeiras edições sempre priorizou os avanços da ciência. “Além de feira de negócios, ela tornou-se um polo de difusão do conhecimento”, assinala.

O ponto alto será o Seminário Internacional de Processamento da Carne, mas outros eventos também farão parte da extensa e avançada programação científica que tradicionalmente acompanha a MERCOAGRO.

Os principais eventos serão realizados no Salão Nobre da Unochapecó, cujo campus está localizado ao lado do Parque de Exposições Tancredo Neves, onde ocorrerá a MERCOAGRO 2023.

A programação inicia dia 11 de setembro (segunda-feira), às 19h30, com palestra do jornalista e publicitário José Luiz Tejon Megido sobre “Mercado, oportunidades e empreendedorismo no agro”.

No dia 12 de setembro (terça-feira), das 9h30 às 12h30 será desenvolvido o Simpósio de Integração Logística do Sul com painéis temáticos.

No dia 13 de setembro (quarta-feira), com início às 9h30, a Câmara de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da ACIC promoverá um Seminário com avaliação de cenários e de oportunidades no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

No dia 14 de setembro (quinta-feira), às 9h30, inicia o Seminário Internacional sobre Processamento e Industrialização da Carne, com palestras e painéis focalizando inovações e tendências que devem marcar o universo da proteína animal nos próximos anos. O Seminário prossegue no dia 15 (sexta-feira) e será encerrado às 12h30.

A programação técnica e científica será acompanhada por visitantes, empresários, lideranças, gestores e técnicos de agroindústrias da carne e outros profissionais ligados ao setor de proteína.

Os visitantes da MERCOAGRO 2023 também poderão participar das sessões, rodadas de negócios e painéis de compras do Sebrae/SC, além da programação de conhecimento técnico com o Senai.

Outro atrativo será o Mercoshow, com palestras de curta duração e alto conteúdo que apresentarão novidades apresentadas por expositores da Feira. Serão criadas oportunidades voltadas à captação de crédito para investimentos, reuniões institucionais com parceiros patrocinadores da Feira e, ainda, uma programação voltada à inovação e tecnologia junto à Unochapecó e o polo tecnológico Pollen Parque.

         OTIMISMO

Broch e Cervelin identificaram “grande e positiva expectativa no mercado” com a retomada da MERCOAGRO depois de sucessivos adiamentos em razão da pandemia de covid-19 e de obras no Parque de Exposições Tancredo Neves. Entre outras melhorias, a  construção de um novo pavilhão, com 8.700 metros quadrados de área coberta, permitindo acomodar os expositores dos antigos pavilhões e do  pavilhão lonado em um único ambiente, representando um salto de qualidade na estrutura física da expo-feira.

São esperados mais de 15 mil visitantes-compradores, 228 expositores e 650 empresas, com representações da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia, entre outros. Mais de 160 milhões de dólares serão fechados em negócios diretos.

 

Foto 01 – A Mercoagro acontecerá no período de 12 a 15 de setembro (Foto: arquivo 2018).