Blog do Prisco
Destaques

Merísio: legado após cinco anos!

Gelson Merísio está completando uma etapa importante na  sua trajetória pessoal. Nenhum outro presidente da Assembleia permaneceu cinco anos no cargo. Além da longevidade, ele deixou um legado importante, marcado por articulações políticas muito bem sucedidas. Fecha com o encaminhamento da chapa Sílvio Dreveck-Aldo Schneider para sucedê-lo. Importante frisar que um é do PP e o outro do PMDB, arquinimigos históricos em Santa Catarina.

Gestor

Gelson Merísio aprovou projetos importantes, como o aumento de 15% no piso para os gastos na Saúde; a criação do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos e enfrentou reações internas quando instituiu o ponto eletrônico, reduziu os gastos com diárias e cortou em 50% o número de servidores efetivos, sem comprometer o funcionamento da máquina.

Cultural

A Merísio também deve ser creditada a prática, já consagrada, de devolução de recursos do Legislativo ao Executivo. Nestes cinco anos, o Parlamento devolveu R$ 306 milhões ao governo do Estado. No fim do ano passado, ele abriu mão de 17% dos recursos da Alesc para resolver o imbróglio da utilização de valores milionários pelo governo de recursos que, em tese, deveriam ser distribuído entre demais Poderes e também aos 295 municípios.

Acordo

O ainda presidente Merisio também foi protagonista do acordo, que virou lei aprovada na própria Assembleia, legalizando o repasse aos municípios e Poderes em parcelas. Resumindo: ele teve um protagonismo no contexto da política Barriga-Verde. A partir desta travessia, Gelson Merísio está se credenciando para a disputa sucessória estadual do próximo ano.

O retorno

Deixando a presidência da Alesc, Merísio vai reassumir a presidência estadual do PSD e também a Escola do Legislativo, movimento que, aliás, é praxe entre ex-presidentes. À frente do partido, Merísio terá a colaboração direta do ex-senador Geraldo Althoff, que deixou o Colegiado de Raimundo Colombo para dedicar-se de corpo e alma ao projeto partidário.