Blog do Prisco
Coluna do dia

Merisio no ataque

No final de abril, quando avalizou publicamente o projeto majoritário do correligionário Gelson Merisio, Raimundo Colombo pediu uma trégua de dois meses em relação ao PMDB. No sentido de que Merisio evitasse manifestações públicas de contrariedade em relação ao aliado do atual governo. O parlamentar cumpriu o compromisso. Em maio e junho, ficou em silêncio.

O prazo pedido pelo governador vence nesta sexta, 30. Significa que de julho em diante, Merisio está “liberado” para voltar à carga contra o principal desafeto. O pessedista já emitiu sinais nesta direção. Atacará novamente no momento em que o Manda Brasa encontra-se absolutamente rachado.

Até porque, o pré-candidato aposta que os dois maiores partidos do Estado, o PMDB e o PSD, terão necessariamente cabeça de chapa em 2018.

Nestes 60 dias, Gelson Merisio seguiu articulando forte e silenciosamente. Está confiante e já fechou com PSB, quatro partidos menores e está muito esperançoso em relação ao PP. O deputado vai levar o projeto majoritário até as últimas consequências. Lá no final, se perceber que o movimento pode ter a viabilidade ameaçada, Merisio não descarta a composição com o PSDB. Mas não há qualquer possibilidade, sob a ótica de Merisio, de coligação com os peemedebistas com vistas às eleições do ano que vem.

 

Esperança

Na outra mão, Raimundo Colombo acredita na reedição da aliança por dois fatores principais: para poder renunciar com mais tranquilidade e disputar o Senado e também porque sente que chegou a hora de praticar o gesto em relação ao PMDB. Nas três eleições majoritárias que venceu, 2006 ao Senado, 2010 e 2014 ao governo, ele esteve respaldado pelo Manda Brasa.

 

Emplacada

Foi um sucesso de público e de repercussão o Seminário Eletrificação Rural, Desafios Urgentes, promovido e coordenado pelo deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura da Alesc. O plenarinho da Assembleia ficou lotado, com gente em pé, durante a manhã de ontem.

 

Defasagem

O sistema monofásico de eletrificação rural está defasado em pelo menos 15 anos, gerando inúmeros transtornos e prejuízos incalculáveis. O problema é igual no Rio Grande do Sul. Autoridades dos dois Estados, em uma mobilização liderada por Natalino e pelo presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito, que fez brilhante explanação durante o evento, estão sendo acionadas para pressionar Brasília no sentido de se criar um programa nacional de modernização das redes elétricas, que devem passar para o sistema trifásico.

 

Na galeria

O deputado federal Marco Tebaldi foi homenageado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara, tendo seu retrato pendurado no hall dos presidentes do colegiado.

 

Deferência

Na ocasião, a reunião da CDC foi interrompida pelo atual presidente, o deputado federal Rodrigo Martins, que contou com a presença dos membros da comissão, funcionários da Câmara dos Deputados e também de Marco Antônio, filho de Tebaldi.