Blog do Prisco
Coluna do dia

Merísio x PMDB

Merísio x PMDB

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, reuniu recentemente um seleto grupo de lideranças para uma conversa informal acerca de política e eleições. Também presidente estadual do PSD, embora licenciado, Merísio conseguiu colocar no mesmo ambiente, de forma descontraída, dois ex-governadores (Esperidião Amin e Jorge Bornhausen), ministros e ex-ministros do STJ, além de lideranças políticas de variados partidos, com apenas uma exceção: ninguém do PMDB foi convidado. Justamente no momento em que o governador interino é Eduardo Pinho Moreira, que assumiu em decorrência da viagem do titular ao exterior. Ou seja, Gelson Merísio escancara que seu projeto é o de ampliar o arco de alianças do PSD, inclusive atraindo PP e PSDB, mas descartando, peremptoriamente, a turma do Manda Brasa.

Inédito

O costelaço que Gelson Merísio ofereceu a lideranças políticas conseguiu a proeza de reunir, no mesmo ambiente, o deputado federal Décio Lima, hoje expoente do PT em Santa Catarina; e o ex-governador Jorge Konder Bornahusen, desafeto de primeira hora da legenda que comanda o país há treze anos.

Sigilo quebrado

Ministro do STF, o catarinense Teori Zavascki autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do ainda presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). O  magistrado catarinense também liberou devassas nas contas da esposa dele, a jornalista Cláudia Cruz; e da filha do casal, Danielle. Além das empresas da família, claro.

Fato

A política, no Brasil, não só virou negócio. Mas em muitos casos, virou negócio familiar e por demais lucrativo, deixando todos milionários.

Terminal de passageiros

No dia 14 de janeiro de 2001 atracou no então denominado Píer Turístico de Itajaí o primeiro navio de passageiros a utilizar uma estrutura especialmente destinada a transatlânticos no Sul do Brasil. O navio que inaugurou esta iniciativa ousada e inovadora foi o Princess Danae, da empresa armadora Arcalia Shipping. Desde então, 38 transatlânticos diferentes já atracaram na estrutura exclusiva construída pela superintendência do Porto de Itajaí, trazendo à cidade mais de 340 mil turistas nacionais e internacionais em 283 atracações.

Caminho correto

Desde 1º de janeiro, o registro de pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou possíveis candidatos a prefeito e vereadores deve ser feito no juízo eleitoral competente para o registro das candidaturas. A divulgação das pesquisas é permitida a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que o prazo de cinco dias de antecedência da data prevista para a divulgação seja respeitado.

Nas alturas

De acordo com a tradicional pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o custo da cesta básica na Capital aumentou 5,58% em 2015. Um salto que foi o segundo maior do Brasil.

Na lua

Em 2015, a inflação oficial do país ficou em 10,67%, a mais alta em, vejam só, 13 anos, ultrapassando a casa dos dois dígitos. Já 2016 começa na mesma toada, com aumentos previstos em praticamente todos os principais impostos, como IPTU e IPVA; sem falar na especulada volta da CPMF e nos aumentos dos combustívei