Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

MIGRAÇÃO DE TOFFOLI ESCANCARA APARELHAMENTO DO ESTADO

Faz oito meses que o Supremo Tribunal Federal tem apenas 10 magistrados. Joaquim Barbosa aposentou-se ano passado, e até ontem ninguém entendia direito o porquê da demora de Dilma Rousseff em efetivar o substituto do ex-presidente da corte. A desconfiança generalizada, nos meios políticos e jurídicos, indicava que a petista, deliberamente, evitava nomear o 11˚ integrante do STF para deixar brecha a ser beneficiada por empates em julgamentos mais delicados.
Agora sabe-se que não era bem isso. O PT escancarou o aparelhamento do Estado, em todos os poderes, níveis, instituições. Inclusive no Judiciário. Dilma atrasou sim, deliberadamente, a nomeação, mas não para se beneficiar com a possibilidade de 5 a 5 em plenário.

E sim para colocar um advogado do PT no comando dos julgamentos do Petrolão, no qual o partido e seus aliados estão atolados até o pescoço. O ministro Dias Toffoli, como se sabe, foi advogado de várias campanhas do PT. É amigo íntimo do agora agitador social Lula da Silva.

Ele usou de uma prerrogativa regimental para pedir transferência da Primeira para a Segunda Turma do Supremo. Este colegiado será o responsável pelo julgamento das futuras ações penais baseadas na Operação Lava Jato. Uma vez no novo endereço, o ex-causídico petista assumirá a presidência da turma em maio, quando expira o prazo de comando do catarinense Teori Zavascki. Um escracho. O Estado aparelhado e a serviço de um projeto de poder e não de governo.

Roberto Stuckert Filho

Foto: Roberto Stuckert Filho

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação