Blog do Prisco
Destaques

Milhares de prefeitos com o pires na mão!

Prefeitos de todo o Brasil e de Santa Catarina, que levará uma comitiva de peso, estão em Brasília para a tradicional marcha em busca de mais recursos e de revisões pontuais nas relações entre União, Estados e Municípios. É o caminho que os mandatários municipais encontram enquanto não se discute e se avança na direção de um novo pacto federativo, mais do que necessário pacto no país.

Ontem, somente de Santa Catarina, chegaram ao Planalto Central 161 prefeitos, mais da metade dos executivos, considerando-se que o Estado tem 295 municípios.

Esta é vigésima primeira edição do evento, que a cada ano ganha mais apelo em função do sufoco dos caixas municipais. Nos últimos anos, as responsabilidades financeiras das prefeituras aumentaram muito. Os repasses da União não acompanharam o  ritmo.

Além do pleito de sempre, para que os municípios tenham mais participação nos recursos distribuídos a partir de Brasília, os prefeitos, este ano, estão apelando para que haja isonomia entre os regimes geral e próprio (de cada prefeitura) de Previdência; a correção do piso do magistério e a atualização da lei de licitações. A conferir se haverá algum avanço significativo.