Blog do Prisco
Notícias

Ministério Público de Santa Catarina está de portas abertas para a sociedade

Qualquer instituição pública ou privada pode agendar uma visita para conhecer o Ministério Público. Trata-se do projeto Conhecendo a Instituição, em que os visitantes são recebidos por um Promotor ou Procurador de Justiça, que explica o papel e o funcionamento do MP.
mpscCom olhos atentos e dispostos a ouvir, 19 Vereadores Mirins da Câmara de Biguaçu entenderam a atuação do Promotor de Justiça e fizeram um passeio pela sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Como eles, outras instituições do Estado também podem conhecer o MPSC. Basta enviar um e-mail ao [email protected] com 30 dias de antecedência solicitando o agendamento. Só neste ano, o MPSC recebeu a visita de três instituições, num total de 150 pessoas.

As visitas fazem parte do Projeto “Conhecendo a Instituição”, que procura integrar o MPSC e a comunidade. O objetivo do projeto é mostrar o papel do MPSC na defesa da sociedade, na fiscalização da lei e na proteção da democracia.

Os vereadores mirins, com idades entre 12 e 15 anos, estiveram na sede do MPSC na tarde de quarta-feira (2/9) e foram recebidos pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Fábio de Souza Trajano, que explicou a atuação do Promotor de Justiça.

Com a pergunta “Vocês sabem o que é o Ministério Público de Santa Catarina?”, a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi, começou a apresentação. Os “vereadores” deram diversos palpites para acertar a resposta. Uns disseram, por exemplo, que a instituição era formada por juízes, outros que o MPSC defendia o público.

A partir das respostas, a Diretora do CEAF foi explicando a importância do Promotor de Justiça como parceiro da sociedade. “O Ministério Público é a casa da cidadania”, frisou Vanessa, instigando os pequenos vereadores a falarem dos problemas que eles vivenciam na região. “O que vocês relataram aqui pode ser levado ao Promotor de Justiça. Aproveitem que são “vereadores” da cidade para representar a sociedade”.

Foto: MPSC, arquivo, divulgação