Blog do Prisco
Notícias

Ministro da Defesa afirma que estrada do Morro da Igreja será recuperada pelo 1º Batalhão Ferroviário

A recuperação da estrada que dá acesso ao Morro da Igreja, em Urubici, será feita pelo 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages, garantiu o ministro da Defesa Raul Jungman em audiência com membros do Fórum Parlamentar Catarinense nesta segunda-feira (12) em Brasília.

Jungman afirmou que se eventualmente o batalhão tiver carência de algum tipo de mão de obra ou tecnologia para a recuperação, ela será suprida em outra unidade do Exército Brasileiro.

Quanto aos recursos necessários para as obras, orçadas em R$ 21 milhões, o ministro argumentou que é preciso garantir os valores no orçamento da União. Para isso, antecipou que é fundamental a atuação da bancada federal catarinense.

Na audiência, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que articulou a reunião junto com o fórum catarinense, alertou sobre a urgência de que sejam tomadas as medidas para a recuperação da rodovia em caráter emergencial.

De acordo com a parlamentar, o risco é de um desabamento de trechos da via o que levaria ao isolamento de famílias que vivem no morro, local que tem despontado como opção de turismo local. “Isso causaria também transtornos ao deslocamento dos militares da Aeronáutica e a garantia do abastecimento de suprimentos para o destacamento do Cincacta II”, lembrou Carmen Zanotto.

O prefeito de Urubici, Fidelis Schappo, reivindicou que sejam priorizados os R$ 4,5 milhões necessários para restaurar as quatro “cortinas”, anteparos que dão sustentação as encostas ao lado da rodovia.

 

A estrada tem 17 km de extensão e atualmente é a única opção para locomoção dos moradores locais, dos militares da Aeronáutica e do fluxo turístico.

 

O ministro prometeu que dará andamento interno no ministério sobre o projeto de recuperação. Garantiu que a ordem de serviço será assinada no curto prazo.

 

Fotos: Sionei Leão

 

 

Posts relacionados

Milton Hobus defende hospitais mais dedicados a especialidades

Autor

Carmen Zanotto intensifica caminhada à reeleição no norte

Autor

Em evento do COFEM no próximo dia 5, Marinho detalha contrato de trabalho verde e amarelo

Redação