Blog do Prisco
Notícias

Ministro da Previdência confirma presença no Congresso da Adjori

O Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, confirmou presença no 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e V Encontro Nacional de Jornais do Interior do Brasil, em Florianópolis. O evento começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21), no Costão do Santinho Resort, Norte da Ilha de Santa Catarina. Gabas e o vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Darci Piana, vão palestrar sobre o tema “Como o Brasil vê o seu Interior” para uma plateia de mais de 700 pessoas, composta de proprietários e colaboradores de jornais locais de todo o país. Gabas vem à Capital catarinense em um momento decisivo para o sistema previdenciário e terá a oportunidade de explicar à imprensa regional as novas diretrizes para a aposentadoria no país.

gabas adjori

Contador de formação, o ministro da Previdência Social do Brasil tem pós-graduação em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Alcalá (Espanha). Em 1985, ingressou no INSS por meio de concurso público e, no instituto, atuou como consultor, avaliador e superintendente estadual. Está no Ministério da Previdência desde 2005, onde ingressou como secretário-executivo e assumiu outras funções de gestão, até ser nomeado ministro, em janeiro deste ano. É o primeiro ministro de carreira da Previdência brasileira.

Para o presidente da Adjori Brasil e da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a vinda de Gabas representa o reconhecimento dos Jornais do Interior pelo Governo Federal. “Mostra a disposição do Governo Federal como um todo de utilizar o jornal local como veículo de diálogo com o povo brasileiro. Afinal, no Interior vivem 165 milhões de brasileiros – e nossos Jornais não enfrentam os sérios problemas de queda de tiragem que hoje atingem grandes veículos impressos nas Capitais e nas grandes cidades. Aliás, este é o tema central do nosso evento – Equilíbrio e Sustentabilidade na Comunicação”. O presidente da Adjori lembrou ainda que estará em Florianópolis o secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Roberto Messias, “o que demonstra mais ainda o interesse do Governo Federal e do Palácio do Planalto por nosso segmento”.

Prêmio de Jornalismo e programação intensa

A palestra “Como ir além: Metacompetência”, com o professor e médico Eugenio Mussak, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, também é um dos pontos fortes do evento, no final da manhã de sábado. Mudanças, crises e desafios do jornalismo no novo contexto mundial, que exige que os jornais transcendam as plataformas tradicionais de comunicação são o foco da fala do palestrante.
Autoridades políticas e do meio privado já estão confirmadas para a abertura, palestras, painéis e solenidade de entrega do Prêmio Adjori de Jornalismo _ Troféu Luiz Henrique da Silveira. Confira a programação completa abaixo.
O evento é direcionado a gestores, proprietários, jornalistas, diagramadores, contatos comerciais, publicitários, funcionários da circulação e proprietários de periódicos associados à Adori/SC e à Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori Brasil).

O congresso tem como apoiadores a CNC, o Governo do Estado (Secom e Santur), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Aurora Alimentos e a Gran Mestri (Cedrense). A Gráfica Riosul, o Costão do Santinho Resort, a Arte Máxima Troféus, a Suita Sistemas e a Leboss Delicatessen são parceiros deste evento.
Foto: arquivo, divulgação