Blog do Prisco
Notícias

Ministro dos Portos atende demandas do Porto de Laguna

O ministro dos Portos, Helder Barbalho, atendeu na quarta-feira, dia 15, o deputado federal Ronaldo Benedet (E na foto de capa) e o diretor do Porto Pesqueiro de Laguna, Deyvisson de Souza e determinou que o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias-INPH, realize um estudo e projetos de engenharia para a dragagem de manutenção do Porto, melhorando o acesso das embarcações.

SONY DSC
SONY DSC

“O ministro nos autorizou fazer o estudo. Em trinta dias, nosso grupo irá à cidade de Laguna começar o estudo da batimetria e ficará por lá, uns 15 dias. Acreditamos que a dragagem deverá ocorrer no exercício de 2016”, destacou o diretor do INPH, Domenico Accetta.
Com o objetivo de melhorar a sinalização da entrada do canal, o ministro também autorizou a Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp, a comprar três boias articuladas para facilitar a entrada das embarcações. “Hoje o Porto pode receber até 80 embarcações, com a instalação das boias o Porto poderá receber até 300”, enfatiza o diretor do Porto Pesqueiro de Laguna, Deyvisson de Souza.
O ministro também demandou ao presidente da Codesp, Angelino Caputo a elaboração de um modelo de arrendamento para disponibilizar a iniciativa privada, os 25 hectares de retroárea que pertencem ao Porto. “O Porto hoje tem 25 hectares de retroárea que se encontram inutilizada. Devemos aproveitar esse espaço para ajudar no desenvolvimento do Porto e principalmente da cidade”, solicitou o deputado federar Ronaldo Benedet.

Fotos: Franciele Fernandes, divulgação