Blog do Prisco
Notícias

Ministro Osmar Terra fala sobre a importância da primeira infância, em Florianópolis

Durante a palestra, ele falou sobre os avanços do programa “Criança Feliz”

Os primeiros anos de vida são fundamentais para desenvolver as habilidades intelectuais e físicas do adulto do amanhã. A importância da primeira infância foi o tema de palestra do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, nessa terça-feira, em Florianópolis. Ele, que veio a convite do deputado Mauro Mariani. falou sobre sobre os avanços do programa “Criança Feliz”, que prevê visitas periódicas às casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos. “As políticas públicas para a primeira infância são prioridade. Uma criança bem estimulada no início da vida desenvolve as competências na sua plenitude”, destacou ele. 

Osmar Terra

Ao falar sobre a importância dos cuidados nos primeiros mil dias de vida, o ministro explicou que o Criança Feliz surgiu com base no Marco Legal da Primeira Infância para contribuir com o desenvolvimento integral infantil e romper o ciclo da pobreza no Brasil. “O início da vida é o período mais crítico do desenvolvimento humano. Não existiam políticas públicas para isso, mas conseguimos criar o marco legal e o Criança Feliz”.

Pai de trigêmeas de quatro anos, Mariani falou que investir na primeira infância deve ser uma prioridade de qualquer agente público. “O programa Criança Feliz deve ser uma política de Estado, pois irá definir quem será o adulto do futuro. É preciso trabalhar para garantir saúde, assistência social e educação para essas crianças, principalmente as que estão em situação vulnerável”, ressaltou ele.

Médico, o deputado Fernando Coruja disse que a construção de estradas e prédios públicos podem esperar, mas o desenvolvimento da criança não. “Essa atenção especial à criança nos primeiros anos de vida fará toda a diferença”.  

Também participaram do evento o secretário de Estado da Assistência Social, Valdir Comin, o prefeito da Capital, Gean Loureiro,  a deputado Carmen Zanotto, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, entre outras autoridades. 

FOTO MARCELO TOLENTINO