Blog do Prisco
Notícias Últimas

Minotto: fechamento de escolas em toda SC

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou nesta terça-feira (20) pedido de informação para saber da Secretaria de Estado da Educação sobre a política de fechamento de escolas, principalmente, de ensino médio noturno em Santa Catarina. O parlamentar vem recebendo denúncias de vários municípios entre eles Jacinto Machado, Criciúma, Nova Veneza, São José e Chapecó, contestando a ação sem discussão prévia com professores, pais, alunos e a comunidade.

MINOTTO ESCOLAS ESTADUAIS

No documento, o deputado Minotto questiona quantas escolas já foram fechadas, e quais ainda serão desativadas até 2018. “Parece que está acontecendo uma tentativa de reorganização por parte da Secretaria de Estado da Educação, mas o que temos visto é o fechamento intransigente de inúmeras escolas. Isso nos causa perplexidade”, explica Minotto.

De acordo com as manifestações recebidas de pais e professores, os alunos estão sendo transferidos para escolas fora do espaço perimetral indicado, longe de suas causas, causando sofrimento e angústia a muitas famílias. “A transferência desses alunos para outras unidades causará impactos negativos na rede, como a perda de identidade de alunos e professores com relação ao projeto pedagógico construído, ruptura curricular de uma escola para outra, transtorno de famílias com filhos em duas ou três escolas diferentes, demora de meses, para não dizer anos, de construção de um novo processo de identidade e pertencimento ao novo ambiente escolar”, justifica. “A população não pode pagar por um equívoco”, finaliza o deputado Rodrigo Minotto.

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira, Ag. Alesc, divulgação