Blog do Prisco
Manchete

Mistério: Lima quer saber qual deputado fez lobby no escândalos dos respiradores

Em meio à pandemia do coronavírus, qual deputado estadual ligou para a então superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria da Saúde, Márcia Pauli? Mais da metade dos 40 parlamentares já enviou ofício ao presidente da CPI dos Respiradores, Sargento Lima, negando ter ligado. Apesar do questionamento ter sido feito há um mês, ainda falta a outra metade responder.

No dia 2 de junho, a servidora deu depoimento à CPI sobre a participação dela na compra de 200 equipamentos, com o pagamento antecipado de R$ 33 milhões. Durante o interrogatório, ela falou que recebeu telefonemas das mais diferentes pessoas, “até de deputado”. Os membros da comissão quiseram saber quem era esse parlamentar, e Márcia respondeu que não lembrava. Nessas ligações, as pessoas ofereciam ajuda, perguntavam  como poderiam participar dos processos de compra ou indicavam empresas que trabalhavam com equipamentos.

Como presidente, Sargento Lima enviou, a cada um dos 40 deputados, correspondência solicitando que o autor da ligação à servidora se identificasse. “O objetivo é dissipar a nuvem que paira sobre a cabeça de cada um dos parlamentares. Considerando o conteúdo narrado pela servidora é relevante que se identifique a autoria das ligações e o conteúdo das conversas nos dias 9 de abril e 27 de março”, esclareceu.

Além da manifestação espontânea dos deputados, Lima também aguarda o resultado da perícia que está sendo realizada no telefone celular de Márcia Pauli para identificar o número que fez a chamada.

Depois deste depoimento do dia 2 de junho, Márcia esteve na acareação com os ex-secretários Douglas Borba (Casa Civil) e Helton Zeferino (Saúde). Reafirmou que não lembrava o nome do deputado.