Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Mobilização do Ministério Público contra a corrupção

Procurador da República Deltan Dallagnol, um dos responsáveis pela Operação Lava-Jato,
é um dos convidados.

A cada nova fase deflagrada pela Operação Lava-Jato a população brasileira acompanha o surgimento de novas estratégias para diminuir os casos de corrupção no País. O Ministério Público Federal (MPF), responsável direto pelas investigações de um dos maiores esquemas de desvio de dinheiro público do Brasil, lançou oficialmente neste mês a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, que pretende atingir 1,5 milhão de assinaturas para 20 anteprojetos de lei que objetivam dar mais ferramentas à Justiça para punir os agentes públicos que cometam atos de improbidade e prevenir tais tipos de delitos.

MP CONTRA A CORRUPÇÃOEm nosso Estado, a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), através de articulação com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), apoia a iniciativa do MPF e trabalha em conjunto para divulgar as propostas aos cidadãos. O Diretor da ACMP, Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, participa de palestra, no dia 28/9 (segunda-feira), às 19h, no campus da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Pinhalzinho, sobre o combate à corrupção. O Procurador da República Deltan Dallagnol, integrante da força-tarefa da Lava-Jato, e o Promotor de Justiça da Comarca de Pinhalzinho Alexandre Volpato, também integram o debate. Dallagnol participa através de webconferência.
“A corrupção é um fenômeno que merece atenção não apenas do Ministério Público, Poderes e demais Instituições. Ela é um problema que afeta cotidianamente a população, pois o dinheiro desviado nesses atos reflete em direitos sociais básicos como saúde, educação, moradia, entre outros. Portanto, os crimes de improbidade devem ser tratados como uma lesão provocada a todos os brasileiros”, afirma Brandalise. Segundo dados do último relatório de gestão institucional, o Ministério Público catarinense totalizou, em 2014, 2.462 denúncias de crimes contra a Administração Pública, 0,98% a mais do que no ano anterior.
Mundialmente o Brasil ocupa o 69º lugar, num ranking de 175 países, segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2014, elaborado todos os anos pela organização Transparência Internacional. O País obteve uma sensível melhora de três posições em comparação ao relatório de 2013. A Dinamarca é o país menos corrupto, segundo a pesquisa.
Serviço

O que? Palestra de combate à corrupção com os Promotores Marcos Brandalise, Alexandre Volpato e o Procurador da República Deltan Dallagnol.
Quando? Dia 28 de setembro, segunda-feira, 19h
Onde? Campus da Unoesc Pinhalzinho, auditório central.
Quanto? Gratuito
Promoção: Núcleo de Jovens Empreendedores do Município de Pinhalzinho e Associação Bom Samaritano
Apoio: Associação Catarinense do Ministério Público, Ministério Público de Santa Catarina, UNOESC, Zetta Brasil e Rádio Centro Oeste (RCO).

Conheça a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”

• Site oficial: www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/10-medidas
• Resumo das medidas: http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/docs/resumo-medidas-frente-verso.pdf
• Propostas legislativas: http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/docs/medidas-anticorrupcao_versao-2015-06-25.pdf
• Sumário executivo: http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/docs/sumario_executivo.pdf

Foto: reprodução

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação