Blog do Prisco
Coluna do dia

Moisés e Moreira (MDB)

Ex-governador Eduardo Pinho Moreira está bem encaminhado para assumir uma diretoria do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Econômico – (são dois indicados por estado). Na história, quatro emedebistas já passaram pelo comando da poderosa instituição financeira. O último a deixar o posto foi o ex-senador Neuto de Conto, que sucedeu outros emedebistas de quatro costados como Casildo Maldaner, Geovah Amarante e Renato Vianna.

Os dois catarinenses que atuam neste momento no banco são nomes técnicos indicados por Moisés da Silva (Juliana Baldessar Weber Becker e Wagner Marcos Salai).

Agora, através do secretário da Casa Civil, Eron Giordani, o governador está arrumando essa boquinha para Eduardo Moreira. Os dois já se sentaram para conversar sobre este assunto. O grande padrinho do projeto Moreira no BRDE, é o deputado Julio Garcia. Os dois são do Sul, têm base em Criciúma, e sempre estiveram próximos, embora atuando por partidos diferentes e antagônicos em alguns momentos.

 

Amigos, amigos

Lá atrás, quando da transição administrativa e da proximidade entre Moisés e Moreira, essa articulação não prosperou. O governador, circunstancialmente também acabou se afastando do MDB.

 

Sintonia

Agora, no entanto, o partido e o chefe do Executivo estão numa boa. Apesar de não se expor diretamente, Moisés sinaliza que ainda aposta em algum tipo de jogo com o MDB para 2022.

 

Aliados

Importante lembrar, neste contexto, que Eduardo Pinho Moreira é aliado interno de Dário Berger, dentro da briga doméstica do partido para a indicação do candidato a governador.

Os dois são parceiros não só na política. Mas em outras frentes, digamos, heterodoxas também.

 

PTB se reforça

O convite feito pelo presidente estadual do PTB, deputado Kennedy Nunes para ingressar ao PTB foi aceito pelo deputado Felipe Estevão e será confirmado no encontro da sigla no próximo dia 21, com a presença do presidente nacional Roberto Jefferson.

Para Felipe Estevão, o PTB vai ao encontro dos valores que possui desde criança como ser contra o aborto, a ideologia de gênero, a liberação das drogas e a pedofilia.

 

Bolsonarista

Vê na sigla uma aproximação com todas as igrejas e por ser a quarta geração de uma família de evangélicos se sentiu como se fosse em sua casa. O apoio aberto do partido à candidatura do presidente Jair Bolsonaro é outro atrativo para o deputado.

 

Recuperação hoteleira

Pela primeira vez desde março de 2020 o movimento dos hotéis e pousadas da Grande Florianópolis se mostra próximo ao registrado em 2019. Levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região (SHRBS), indicou ocupação em julho de 44,4%, uma variação 10% menor que a detectada no mesmo período de dois anos atrás, quando não havia a pandemia.

 

Norte

“Estamos retomando o movimento em ritmo lento, mas avançando, o que pode significar que o mês de outubro será norteador da próxima temporada”, afirma Estanislau Bresolin, presidente da entidade, Estanislau Bresolin.