Blog do Prisco
Notícias Últimas

Moisés inicia participação na Conferência do Clima da ONU, na Escócia

O governador Carlos Moisés iniciou nesta segunda-feira, 08, a sua participação na Conferência do Clima da ONU, a COP26, em Glasgow, na Escócia. Ao longo do dia, o chefe do Executivo catarinense participou de eventos no pavilhão principal, conheceu os estandes e conversou com políticos e representantes das comitivas diplomáticas. Nos próximos dois dias, estão agendadas várias reuniões para tratar dos compromissos de Santa Catarina com a redução das emissões de gás carbônico e de uma transição energética sustentável.

Para o governador, a participação de Santa Catarina na COP26 servirá para reafirmar os compromissos assumidos pelo Governo em descarbonizar o estado, manter e ampliar a cobertura vegetal. “Queremos também buscar novas soluções, alinhadas com as novas tecnologias. O objetivo é prever o que vai acontecer no futuro visando um país com um meio ambiente mais sustentável. Precisamos buscar o equilíbrio para o desenvolvimento sustentável e ter responsabilidade com as futuras gerações”, afirmou Carlos Moisés.

Nesta terça-feira, Carlos Moisés representará Santa Catarina em um painel com outros governadores para falar do papel dos Estados para contribuir com a meta nacional de redução da emissão dos gases estufa. Ele ainda deve se reunir com representantes do European Investment Bank, além de políticos europeus.

O secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, acompanha o governador na Escócia e conta que a presença na COP26 é fundamental, pois Glasgow virou o “epicentro do mundo” quando o assunto são as mudanças climáticas. “Todos estão de olho nos compromissos que os Governos estão assumindo para redução dos gases do efeito estufa. Santa Catarina está fazendo o seu papel nesse momento”, diz.

Segundo o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, o diálogo na Escócia vai gerar frutos para o futuro do Estado. “A participação de Santa Catarina na COP26 é importante, pois aumenta o diálogo sobre a transição climática e as parcerias que podemos fazer com outros países e também com os outros estados que estão presentes aqui também com seus representantes. A Secretaria de Assuntos Internacionais está presente para fazer essa articulação”, diz Raupp.

O deputado estadual Fabiano da Luz representa a Assembleia Legistaiva (Alesc) na comitiva catarinense em Glasgow.

 Foto: Kiara Worth/UNFCCC