Blog do Prisco
Manchete

Moisés no Republicanos, Hang no PL e vice da Capital no UB

O tabuleiro eleitoral começa a ganhar contornos mais definitivos. Segundo informações de bastidores, Moisés da Silva teria acertado a filiação ao Republicanos. Só estaria faltando o anúncio oficial. Ele o deputado estadual Sérgio Mota (E), presidente do partido, conversaram por horas na sexta-feira.

Com isso, o vice-prefeito da Capital, Topázio Neto, que é do Republicanos, vai sair do partido e migrar para o União Brasil.

Topázio será prefeito da Capital a partir de 31 de março. O prefeito Gean Loureiro vai renunciar para concorrer ao governo do Estado ou compor uma majoritária. Já anunciou publicamente inclusive essa disposição. Pelo UB. Ou seja, ele deixa o cargo, mas reforça o compromisso de seu sucessor com o projeto.

Gean Loureiro tentou brecar a ida de Moisés da Silva ao Republicanos a partir do aceno de que o futuro prefeito de Florianópolis permaneceria nas fileiras do Republicanos. É uma capital importante e que dá visibilidade.

Entre esta possibilidade, contudo, e a perspectiva de contar com um governador candidato à reeleição, de um estado igualmente importante e dono de uma imagem sólida no país, os dirigentes nacionais do Republicanos ficaram com a segunda opção.

O movimento do governador só se concretizou depois que o empresário e ativista de direita, Luciano Hang, puxou o freio de arrumação em relação ao Republicanos. Estava tudo certo. O anúncio seria no dia 10, número do partido.

Hang agora fará o anúncio no dia 22. Ele vai para o PL, por pressão do presidente Jair Bolsonaro.

O tempo dirá se os dirigentes do Republicanos apostaram corretamente. Há, no entanto, um ganhador nesta jogada. É o senador Jorginho Mello. Candidato do PL ao governo, ele já vai contar com o 22 associado à reeleição de Jair Bolsonaro, realidade que ganha um belo reforço em se tratando de Santa Catarina:  Luciano Hang, o candidato favorito a conquistar a vaga única ao Senado.

foto>Ag. Alesc, divulgação