Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Momento de chamar a atenção para a grave situação dos Municípios

“Acredito que este momento é muito especial no sentido de que mais do que nunca os prefeitos estão conscientes da situação em que se encontram”. A afirmação é da presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, que participa na manhã desta terça-feira (10) da Sessão Solene de abertura da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com o tema Desafios do Final do Mandato.

A Marcha, segundo Sisi, “é um momento importante para conseguirmos uma união maior dos Municípios, dos Estados, da Federação, para que consigamos  fortalecer as nossas lutas. O evento tem situações pontuais que defende, mas neste momento, precisamos reafirmar as reivindicações de médio e longo prazo que são de mudanças reais para os municípios. Esta é a Marcha que mais tem prefeitos e o momento é oportuno para debatermos esta situação”.

A votação da Pauta Municipalista pelo Congresso Nacional está prejudicada em razão da apreciação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  No entanto, afirma a presidente da FECAM, “de fato o prejuízo é de não poder apresentar a Pauta Municipalista e conseguir o compromisso do Congresso em apreciá-la, mas continuamos com esta bandeira de defesa. Neste momento, mais do que nunca, é preciso conscientizar que os problemas não estão nas gestões municipais e sim nesta forma como estamos sendo engolidos pela gestão federal e estadual”, enaltece.

“A crise política pontual que estamos vivendo vai passar. A crise econômica vai demorar mais”, reforça. Para Sisi, “se os Municípios não forem olhados com outro olhar, chegaremos a decadência, a morte dos Municípios. Precisamos desta mudança, independente de quem estiver no governo. Nós municipalistas estamos aqui para mostrar esta realidade e cobrar dos entes aquilo que lhes compete fazer  e impedir que novas ações sejam demandadas e sobrecarregar ainda mais os municípios”, concluiu.

Foto>divulgação

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação