Blog do Prisco
Notícias

Momento de chamar a atenção para a grave situação dos Municípios

“Acredito que este momento é muito especial no sentido de que mais do que nunca os prefeitos estão conscientes da situação em que se encontram”. A afirmação é da presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, que participa na manhã desta terça-feira (10) da Sessão Solene de abertura da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com o tema Desafios do Final do Mandato.

A Marcha, segundo Sisi, “é um momento importante para conseguirmos uma união maior dos Municípios, dos Estados, da Federação, para que consigamos  fortalecer as nossas lutas. O evento tem situações pontuais que defende, mas neste momento, precisamos reafirmar as reivindicações de médio e longo prazo que são de mudanças reais para os municípios. Esta é a Marcha que mais tem prefeitos e o momento é oportuno para debatermos esta situação”.

A votação da Pauta Municipalista pelo Congresso Nacional está prejudicada em razão da apreciação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  No entanto, afirma a presidente da FECAM, “de fato o prejuízo é de não poder apresentar a Pauta Municipalista e conseguir o compromisso do Congresso em apreciá-la, mas continuamos com esta bandeira de defesa. Neste momento, mais do que nunca, é preciso conscientizar que os problemas não estão nas gestões municipais e sim nesta forma como estamos sendo engolidos pela gestão federal e estadual”, enaltece.

“A crise política pontual que estamos vivendo vai passar. A crise econômica vai demorar mais”, reforça. Para Sisi, “se os Municípios não forem olhados com outro olhar, chegaremos a decadência, a morte dos Municípios. Precisamos desta mudança, independente de quem estiver no governo. Nós municipalistas estamos aqui para mostrar esta realidade e cobrar dos entes aquilo que lhes compete fazer  e impedir que novas ações sejam demandadas e sobrecarregar ainda mais os municípios”, concluiu.

Foto>divulgação