Blog do Prisco
Destaques

Morador de Florianópolis cita propina tucana em SP

Confira o texto de Joisas de Souza sobre revelações do empresário e morador de Florianópolis, José Antunes Sobrinho (foto), da Engevix, sobre a propina que teria rolado no governo do PSDB em São Paulo. Atinge quanto Geraldo Alckmin e José Serra que, assim como Aécio Neves, são os presidenciáveis do ninho.

“José Antunes Sobrinho, sócio da Engevix, construtora encalacrada na Lava Jato, negocia com o governo de Michel Temer um acordo de leniência. Na última terça-feira, foi ouvido em Brasília por oito servidores —quatro da Advocacia-Geral da União e quatro do Ministério da Transparência. Confessou o pagamento de propinas em quatro guichês. Incluiu na lista duas estatais do governo de São Paulo, gerido pelo PSDB: a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Dersa Desenvolvimento Rodoviário.

Em notícia veiculada na sua edição mais recente, a revista Época informa que o delator mencionou ilegalidades cometidas por executivos da Engevix nos governos tucanos de Geraldo Alckmin e José Serra. Em âmbito federal, Antunes Sobrinho citou dois guichês que frequentam os escândalos de corrupção desde a época das caravelas. Ambos pendem do organograma do Ministério dos Transportes: a estatal de ferrovias Valec e o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (veja documento no rodapé).

Suprema ironia: a notícia vem à luz num instante em que o ex-governador paulista José Serra, hoje ministro das Relações Exteriores do governo Temer, acompanha o presidente em viagem à Índia e à China. A comitiva embarcou no início da madrugada de sexta-feira, três dias depois do encontro do sócio da Engevix com os servidores da AGU e da pasta da Transparência.

O acordo de leniência é um procedimento análogo à delação premiada. Serve para que empresas infratoras colaborem com investigações, fornecendo provas que levem à condenação de cúmplices ou beneficiários de crimes. Em troca, a empresa obtém benefícios como extinção ou redução de punições administrativas. O objetivo da Engevix é voltar a celebrar contratos com o governo federal.

Procurada, a CDHU informou que, se houver irregularidades em sues contratos, tudo será apurado “com rigor”. A Dersa declarou desconhecer qualquer irregularidade nos negócios que firmou com a Engevix. Advogado de José Antunes Sobrinho, Antonio Figueiredo Bato não confirmou a confissão do seu cliente. O Ministério da Transparência disse que negocia acordos de leniência com 12 empreiteiras. Mas alegou que, em função do sigilo previsto na Lei Anticorrupção, não pode se manifestar sobre as tratativas.”