Blog do Prisco
Manchete

Morastoni, eleitor estratégico

Embora ele não esteja se colocando como pré-candidato para o pleito estadual de 2022, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do MDB, é uma liderança que compõe o seleto rol de eleitores estratégicos com vistas ao pleito.
Cumprindo seu terceiro mandato de prefeito de Itajaí, o médico Morastoni, além de ser conhecido pela capacidade de trabalho, integra as fileiras do maior partido do estado numa condição privilegiada.
Além de a cidade ter um dos principais colégios eleitorais do estado, sendo a sexta cidade mais populosa, Itajaí transformou-se numa potência econômica.
É, atualmente, a 36ª economia do Brasil. E a quarta de Santa Catarina em número de empresas. Uma potência, com um detalhe fundamental: não cresce concentrando renda.
De quebra, segundo o prefeito, o município é o 12° maior arrecadador de impostos federais do Brasil! Considerando os 295 municípios catarinenses, Itajaí é a segunda economia do estado, só perdendo para Joinville.

Empregabilidade

A evolução de empregos formais nos últimos anos, segundo dados do IBGE, foi de 54,4%, considerando-se as mais variadas áreas.
Evidentemente que o Porto tem papel estratégico na economia itajaiense. Pela primeira vez na história, os quatro berços do terminal estão operando simultaneamente, o que contribuiu para os números econômicos alvissareiros em plena pandemia, que assolou a economia mundial.

Batalha portuária

Volnei Morastoni também lidera uma grande luta, com apoio de deputados estaduais, federais e senadores para evitar que a Autoridade Portuária de Itajaí seja privatizada.
Em relação ao terminal portuário, tudo certo, já está sob o controle da iniciativa privada.

Mobilização

Morastoni pondera, com razão, que os interesses da sociedade itajaiense serão preservados se a Autoridade Portuária permanecer nas mãos do município.
A batalha avança. O governo federal já esteve mais distante de ceder neste ponto e pode acabar preservando este segmento na esfera pública.

Transparência

No ranking Connected Smart Cities, Itajaí é a terceira melhor cidade em governança do Brasil. Com nota de 33,078, o município é considerado a 18ª melhor cidade do país e a sexta nos indicadores de cidades entre 100 e 500 mil habitantes.

Volume de obras

Investimentos de mais de R$ 400 milhões em obras de mobilidade urbana e infraestrutura. São novas vias, acessos, criação de binários e retorno de quadras, pontes, praças, que refletem na qualidade de vida dos moradores.

Estratégico

Enfim, são muitos dados positivos que vêm da cidade portuária, o que só fortalece a condição de Morastoni. Embora a cidade não tenha um nome colocado como pré-candidato à majoritária em 2022, a eleição do próximo ano, sem sombra de dúvidas, passa por Itajaí. E pelo prefeito, que só fica atrás do já lendário Jandir Bellini em número de mandatos na cidade. Morastoni está no terceiro. O progressista cumpriu quatro.

Foto>Marcos Porto, Prefeitura de Itajaí, divulgação