Blog do Prisco
Notícias

Moreira solicita melhorias na aduana de Dionísio Cerqueira

Nesta quinta-feira (5), o governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participarão de reunião na sede da Receita Federal, em Brasília, para discutir as ações de melhoria na estrutura da aduana de Dionísio Cerqueira. A intenção é tornar a importação e exportação de produtos agrícolas mais ágeis e competitivas.

Segundo o secretário Airton Spies, a aduana de Dionísio Cerqueira, no limite entre Santa Catarina e ​Argentina, tem um papel muito importante no desenvolvimento regional, porém enfrenta grandes problemas para atender a demanda de trabalho. “Hoje, os caminhões ficam até uma semana na fila esperando atendimento, o que torna a importação de produtos agrícolas, principalmente de milho, não competitiva. Muitas cargas acabam entrando pelo Rio Grande do Sul ou por Foz do Iguaçu”, ressalta.

A principal demanda catarinense é aumentar o número de funcionários da Receita Federal e do Ministério da Agricultura para o trabalho aduaneiro e fitossanitário. A estrutura em Dionísio Cerqueira é também peça fundamental para a implantação da Rota do Milho – um corredor de exportação de grãos vindos Paraguai com destino a Santa Catarina.  Com a importação de milho, as estimativas são de que o movimento de caminhões na aduana aumentaria em até 150 caminhões por dia.

Agenda

Em passagem por Brasília, o governador Pinho Moreira ainda terá audiência com o ministro Raul Jungmann, do recém-criado Ministério da Segurança Pública, marcando o primeiro contato do Estado com o novo ministério. Estarão em pauta ações e incrementos a serem aplicados na segurança pública catarinense – uma das áreas prioritárias do Governo do Estado e que vem registrando queda nos índices de criminalidade.

Por fim, a comitiva catarinense se reúne com ​diretores ​do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para discutir a compensação previdenciária do Estado.