Blog do Prisco
Destaques

Moreira surpreende e desativa 15 Regionais

Eduardo Moreira anunciou, de forma surpreendente, na manhã desta quarta-feira, que 15 (o número do seu partido) Secretarias Regionais serão desativadas (confira a lista abaixo). Com a medida, o governador em exercício pretende economizar R$ 45  milhões entre despesas de pessoal e de custeio. Vai ser um corte de 20% no total de comissionados. Moreira fez anúncio ao melhor estilo Luiz Henrique da Silveira, por mais paradoxalmente que isso possa parecer, pois LHS criou as regionais, mostrando o caderninho do Plano 15 que o ex-governador costumava apresentar.

A lista

Deixarão de atuar as Secretarias Regionais de Timbó, Brusque, Ibirama, Itapiranga, Palmitos, Dionisio Cerqueira, Seara, Caçador, Ituporanga, Taió, Laguna, Braço do Norte, Canoinha, Quilombo e São Joaquim. As quatro Secretarias Executivas que não terão utilidade no mandato-tampão de Moreira são Articulação Estadual, Recursos Vinculados, Assuntos Internacionais e Assuntos Estratégicos. Normalmente, eram usadas para acomodação política. 

Colombo e Merisio

A canetada de Eduardo Moreira, extinguindo 15 Agências de Desenvolvimento Regional (ainda chamadas de secretarias regionais) tem forte conotação político-eleitoral. Gelson Merisio, hoje grande adversário do MDB de Moreira, está há um ano e meio pregando a necessidade de pôr fim às regionais. Com o corte de quase metade delas, a bandeira tende a perder força. Pode ter reflexos também na herança de Raimundo Colombo, que passou sete anos no poder e já havia transformado as estruturas de Secretarias para Agências, o início do processo de esvaziamento da chamada descentralização criada por LHS.

Fundam 2

Ainda cercado de algumas dúvidas, o Fundam 2, por ora, está restrito à metade do valor inicial que havia sido anunciado por Raimundo Colombo no ano passado. Eduardo Moreira anunciou que metade do valor, R$ 360 milhões, serão utilizados num primeiro momento para eletrificação rural, obras na SC-401, em Florianópolis, e na recuperação das duas pontes de acesso à Ilha de Santa Catarina.

Foco

Segurança, Saúde e enxugamento da máquina com cortes de custos. Estas têm sido as palavras de ordem no governo Eduardo Moreira, cujos secretários ainda estão assumindo.

Eduardo Moreira concedeu coletiva de imprensa na manhã desta quarta, 21. Foto: Jeferson Baldo / Divulgação
Eduardo Moreira concedeu coletiva de imprensa na manhã desta quarta, 21. Foto: Jeferson Baldo / Divulgação