Blog do Prisco
Coluna do dia

Moro goleia Lula em pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas, com sede em Curitiba, foi às ruas entre os dias 20 e 23 de julho. Os entrevistadores ouviram 2.020 pessoas, em 158 municípios, para avaliar o perfil dos candidatos à presidente, os poderes e as eleições no Brasil. Quando os entrevistados foram inquiridos, na estimulada, sobre em quem votariam à Presidência, tendo como opções o juiz Sérgio Moro e o ex-presidente Lula da Silva, o magistrado goleou: ficou com 57,9% das intenções de voto contra 21,3% que preferem o ex-metalúrgico.

A pesquisa também quis saber se Moro deve se candidatar a presidente em 2018. Para 51,8%, ele deve se apresentar para a disputa. Já 44,3% acreditam que o juiz não deve concorrer. O Instituto Paraná também quis saber se o povo acredita na prisão de Lula da Silva, defendida por 47,7% dos ouvidos em outra pesquisa. Estratosféricos 67,8% não acreditam que o fundador do PT vai parar no xilindró. Apenas 28% avaliam que ele será preso por denúncias de corrupção. Aqui está evidenciada, ainda, a descrença da população em relação aos rigores da lei quando o assunto são os poderosos da Nação!

 

Desgaste do PT

A pesquisa avaliou, também, o nível de desgaste do PT. Altíssimos 42,9% dos consultado afirmaram que o fato de um candidato pertencer à sigla o faz ter “menos vontade de votar”. Anêmicos 3,9% disseram que a filiação ao PT faz com que tenha mais vontade de votar em determinado postulante a mandato eleitoral.

 

Perfil

No quesito perfil mais aceito pelos entrevistados do Instituto Paraná, Marina Silva saiu-se melhor do que os concorrentes. Na estimulada, quando questionados quem convidariam para almoçar em sua casa, 20,2% apontaram Marina. Lula ficou com 15,1%, Aécio Neves com 12,6%, José Serra teve 9,2% e Jair Bolsonaro 8,7% da preferência.

 

Fechado com PP

Ex-deputado Antônio Ceron, pré-candidato a prefeito de Lages, entra em contato com a coluna e assegura que já havia fechado acordo com o PP há dois meses. Segundo ele, a condição dos progressistas para estarem juntos era a participação na majoritária, que está consolidada. Ceron também afirma que o PSDB seria muito bem-vindo na aliança, mas que não fez qualquer oferta de espaço ao partido.

 

Sem impedimentos

Prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), ligou para o colunista e afirmou que está respondendo processos judiciais como vários outros políticos. Mas esta situação, garante ele, não traz qualquer impedimento para sua candidatura e tampouco para a eventual posse, em caso de vitória. Elizeu se mostrou muito confiante no projeto reeleitoral.

 

Chapa

Vereadora Anna Carolina, pré-candidata a prefeita de Itajaí, fechou dois apoios importantes na manhã da quinta-feira. Terá como companheiro de chapa Maurílio Moraes, do PR, acordo que teve as bênçãos do deputado federal Jorginho Mello, presidente estadual do partido.

 

Confirmação ao vivo

Em entrevista a uma rádio da cidade portuária, Anna Carolina também informou que o Solidariedade estará na aliança. Tudo confirmado pelo vereador Osvaldo Mafra, presidente estadual do SD. Registre-se que o líder do Solidariedade seria o vice, mas condicionou praticar o gesto de abrir mão caso o PR de Maurílio ingressasse no projeto. Deu certo. Aliança forte!