Blog do Prisco
Manchete

Moro já aparece com potencial eleitoral que assusta extremistas

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 22 e confirmam o rápido crescimento de Sergio Moro nas intenções de voto, com 10,7% e 11,0%, em cenários estimulados com vários pré-candidatos.

Quando os pesquisadores apresentaram as cinco opões consideradas viáveis no cenário atual, o ex-juiz da Lava Jato atinge 11,2% e 11,7%.

 

Proximidade

O ex-mito e Jair Bolsonaro quase que empatam tecnicamente em praticamente todos os universos apresentados. A diferença média entre os dois é de 5 pontos percentuais, algo bem mais próximo da realidade do que alguns “institutos” canhotos, manipuladores na essência, tentam vender para o distinto público.

 

Sombra

O Instituto Paraná também simulou um possível segundo turno entre o ex-presidiário e o ex-juiz.

Moro, que está no cenário há 10 dias, fica apenas 11 pontos percentuais atrás da divindade petista, que está em campanha há mais de 40 anos!

 

Espontaneidade

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nomes aos entrevistados, o ex-presidiário tem 19,7% e o presidente chega a 18,4%. Moro já pontua também, com quase 3%.

São números muito significativos para alguém que nunca foi político e até ontem não era candidato oficial a nada. Moro, convém lembrar, é atacado diuturnamente pelas milícias digitais petistas e bolsonaristas.

 

Desaprovação

Além de rejeições altíssimas, Lula batendo em quase 50% e Bolsonaro com 55%, números que tornam as duas candidaturas muito difíceis de se tonarem vencedoras num segundo turno, Bolsonaro tem outro dado assustador contra si: 57,8% dos entrevistados pelo Instituto Paraná desaprovam seu governo.

 

Dados

Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito

através de entrevistas presenciais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e

19 de novembro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas