Blog do Prisco
Destaques

Moro participa de Congresso Estadual de Magistrados

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) promove, de 3 a 6 de dezembro, no Plaza Itapema Resort & SPA, o seu tradicional Congresso Estadual de Magistrados, que este ano chega a sua 17ª edição com o tema “A confiança no Poder Judiciário – Conquistas e Desafios de uma Justiça Democrática e Cidadã”.

Entre os convidados, o Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato. Ele participará do painel “A efetividade da Jurisdição como fator de legitimação”, que encerrará os trabalhos da sexta-feira, 4, juntamente com os Professores Manoel Antônio de Castro Portugal Carneiro da Frada (Faculdade de Direito da Universidade do Porto/Portugal) e Eduardo Vera-Cruz Pinto (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal).

sergio moro congresso

A conferência de abertura, marcada para às 19h30, ficará a cargo do Professor Paulo Cardoso Correia da Mota Pinto (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal), que abordará “Os direitos fundamentais dos cidadãos e sua salvaguarda pelos Tribunais”.

O congresso tem continuidade na sexta-feira, 4, a partir das 9h, com o painel “A autonomia do Poder Judiciário ao lado da democratização e valorização interna nos Tribunais”, coordenado pelo Juiz Marcelo Carlin (TJ/SC). Compõe a mesa de debate o Secretário Antônio Marcos Gavazzoni (Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina), o Desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço (TJ/SC) e o Juiz João Ricardo dos Santos Costa (AMB).

Na sequência, o painel “A jurisdição e os direitos fundamentais” será coordenado pelo Desembargador Jânio de Souza Machado (TJ/SC) e contará com as seguintes participações: Juiz Ingo Wolfgang Sarlet (TJ/RS), Professor Jörg Neuner (Faculdade de Direito da Universidade de Augsburg/Alemanha) e Professor Luca Mezzetti (Faculdade de Direito da Universidade de Bologna/Itália).

Às 14h inicia o primeiro painel da tarde com o tema “A imprensa e a opinião pública em momento de (re) construção da imagem do Poder Judiciário”. Coordenado pelo Juiz Antonio Augusto Baggio e Ubaldo (TJ/SC), o debate terá os seguintes painelistas: Empresário Mário José Gonzaga Petrelli (Grupo RICRecord/SC), Jornalista Cláudio Prisco Paraíso (SBT/SC), Jornalista Moacir Pereira (Grupo RBS/SC) e Jornalista Marcone Gonçalves dos Santos (Ministério da Justiça/DF).

No sábado, 5, as atividades iniciam no período da tarde, às 14h, com orientações para uma vida saudável, coordenado pela Juíza Cintia Gonçalves Costi (TJ/SC), Diretora do Departamento de Saúde da AMC.

Às 19h15, o Congresso retoma o debate com a palestra “Uma visão humanística – quando o amor, a sabedoria e a Justiça habitam os Tribunais”, proferida pelo Professor Oscar de Lira Carneiro (Universidade Federal de Campina Grande/PB).

A palestra de encerramento, marcada para às 20h15, será ministrada pelo Professor Antônio Pedro Barbas Homem (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal), que discutirá “O perfil do Juiz na tradição ocidental”.

Evento tradicional da Magistratura catarinense, nessa edição o Congresso oferecerá, ao longo dos quatro dias de atividades, diversas palestras e painéis com abordagem de temáticas pertinentes à Justiça e à sociedade. Com o objetivo de enriquecer o debate com perspectivas distintas, a organização do evento convidou Magistrados, Jornalistas e especialistas para comporem o corpo de palestrantes e painelistas.

O evento é organizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (CEJUR) e pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) com o objetivo principal de fomentar o debate e contribuir no aprimoramento do Sistema de Justiça e das atividades jurisdicionais.

Foto: arquivo, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação