Blog do Prisco
Notícias

Papa nomeia Dom José Negri Bispo titular de Santo Amaro

O ex-Administrador Paroquial e primeiro Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Águas Claras (Brusque/SC), Dom José Negri, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores-PIME, foi nomeado Bispo titular da Diocese de Santo Amaro (Zona Sul de São Paulo) pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 2 de dezembro do ano da graça do Senhor de 2015. A diocese de Santo Amaro congrega três milhões de fiéis.

Para a Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, o Papa Francisco acaba de nomear, neste 2 de dezembro de 2015, Dom José Negri, PIME, novo Bispo Diocesano. Ele se torna o segundo Bispo desta grande Diocese, na zona sul da capital paulista, continuando a missão pastoral de Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, que passa a ser Bispo emérito.
No próximo dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Santo Amaro, às 20h, durante a solene celebração eucarística que dará abertura ao Ano Santo da Misericórdia, a Diocese de Santo Amaro acolherá Dom José Negri com seu novo Pastor.

DOM JOSÉNEGRI.JPG

Membro do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, José Negri, após sua dedicada e breve atuação junto às comunidades da Paróquia São Judas Tadeu, com sede em Águas Claras e integrada pelas comunidades Santo Amaro (Nova Itália), Santa Luzia, Sagrada Família (João XXIII), Santa Cruz do Redentor (Zantão), Nossa Senhora da Saúde (Poço Fundo) e São Francisco de Assis (Ponta Russa), foi nomeado Bispo Titular de Puppi e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis pelo Papa Bento XVI 14 de dezembro de 2005.

Ordenação em Brusque

Às 16h de um domingo muito quente, 05 de março de 2006, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque, a ordenação episcopal do filho de Franco e Giovanna Castelli, adotando como lema episcopal “Basta-te a minha graça” (2Cor 12, 9). Nascido em Milão (Itália), no dia 18 de setembro de 1959 e ordenado sacerdote na catedral de Milão, em 7 de junho de 1986, pelo Cardeal Carlo Maria Martini, José Negri teve sua eleição e nomeação para Bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis anunciada, pela Rádio Vaticano, às 12h do dia 14 de dezembro de 2005. A nomeação pelo Papa Bento XVI foi uma surpresa para muitos, pois há apenas 11 meses estava à frente da novel Paróquia São Judas Tadeu, com sede em Águas Claras. As famílias e as escolas haviam sido visitadas, missões realizadas e dado início a um vigoroso trabalho social, como o programa “Oficinas Espaço de Vida”, ao lado dos trabalhos de melhoria do Cemitério. Na oportunidade Dom José declarou que estava “convencido, de fato, de que Deus, na hora em que me escolheu, já me deu a sua graça para enfrentar esta nova missão”.

Por nomeação do Papa Bento XVI em 18 de fevereiro de 2009, tomou posse como segundo Bispo de Blumenau, sucedendo a Dom Angélico Sândalo Bernardino, em 04 de abril de 2009.

Atuou como bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 4 da CNBB.

A partir de hoje, 2 de dezembro de 2015, Dom José Negri, unido à Igreja e ao povo de Deus, assume sua missão pastoral e evangelizadora, como Bispo da Diocese de Santo Amaro. “BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR!”

Santo Amaro

Distrito da zona sul da cidade de São Paulo/SP, Santo Amaro é a região da cidade onde houve a maior concentração de imigrantes alemães a partir de 1829. Em 1838, foi elevado a município, se desmembrando de São Paulo, e permaneceu assim até 1944, quando voltou a ser incorporado novamente por São Paulo. A partir de 1947, soma-se a parcela de europeus ligados a atividade industrial o constante fluxo migratório de nordestinos, que intensificaram o comércio do bairro. Atualmente é o mais importante centro da região sul da cidade, sendo considerado, para esta e também para vários municípios vizinhos, mais importante que o centro da cidade de São Paulo. É, em boa parte
composto por loteamentos de alto padrão, embora ainda haja certas regiões onde predomina o comércio popular, como o Largo 13 de Maio. Santo Amaro já foi o maior polo industrial da cidade de São Paulo, e hoje em dia é considerado o segundo maior polo comercial da cidade. Possui quatro universidades e oito faculdades, 26 escolas de ensino fundamental municipais, 50 escolas estaduais e 65 escolas particulares. As de ensino médio somam 20 escolas estaduais e 41 particulares. A estrutura de cultural e de lazer conta ainda com 5 bibliotecas, 7 casas de cultura e o Teatro Paulo Eiró, em homenagem ao poeta local de maior projeção.
A Diocese de Santo Amaro

A Diocese de Santo Amaro é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de São Paulo. Foi criada em 15 de março de 1989 por bula do Papa João Paulo II. A diocese de Santo Amaro congrega três milhões de fiéis e está dividida em onze setores e tem um total de 107 paróquias e cerca de 200 padres (entre seculares e religiosos). A partir de hoje Bispo emérito de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, 74, foi titular da Diocese desde 1989.

Padroeiro SANTO AMARO ou São Mauro

O Padroeiro Santo Amaro nasceu em Roma no final do século V. De família nobre, seu pai, o senador Equício o confiou ainda jovem aos cuidados do monge São Bento.
O Martirológio Romano e a Ordem beneditina comemoram Santo Amaro a 15 de janeiro. Santo Amaro foi um dos primeiros discípulos de São Bento, e tudo o que sabemos dele está contido em dois trechos da vida de São Bento, escrita por São Gregório Magno. O primeiro trecho faz alusão à oferta, por parte do pai de Amaro, o senador Equício, que o oferece ainda menino a São Bento. O segundo trecho torna célebre Santo Amaro na história de ascética cristã, pela incondicional obediência, premiada com um milagre.
Enquanto estava imerso em oração, São Bento percebeu, em visão, que o menino Plácido, que tinha ido buscar água num lago, por imprudência, tinha caído e corria o risco de se afogar. O santo abade chamou Amaro e lhe disse: “Meu irmão Amaro, corre porque aquele mongezinho que foi buscar água caiu e a onda o carrega”. Amaro partiu imediatamente: correu ao lago e foi ao encontro de Plácido no meio do lago, tomou-o pelos cabelos e o carregou até a terra. Só então percebeu haver caminhado sobre as ondas, como o apóstolo São Pedro no lago de Tiberíades.
Estupefato, narrou o episódio a São Bento. Este humildemente atribuiu o prodígio aos merecimentos de Amaro, mas o discípulo estava convicto do contrário e teve a confirmação pelo próprio colega Plácido, que disse ter tido a impressão de haver estado agarrado à capa do abade: ‘… e parecia que ele me tirava da água”. Tudo o que sabemos sobre este santo discípulo de São Bento, além desses trechos de São Gregório, nos vem de uma biografia apócrifa escrita na metade do século IX.
Santo Amaro frequentava o monastério do Subíaco, a fim de adquirir sabedoria e prudência cristãs na convivência com São Bento. Acompanhou o mestre até que este se fixasse em Monte Cassino. Aí Santo Amaro foi o primeiro superior e administrador. Homem de grande virtude, modelo de obediência, humildade e caridade, Santo Amaro era austero consigo, porém bondoso e caridoso com os outros. Sua regra de vida consistia na leitura meditada da Palavra de Deus e no louvor litúrgico, com ritmos de trabalho, intensa caridade fraterna e ajuda mútua.
Santo Amaro, enviado pelo seu Mestre à França, aí fundou, em 535, o primeiro mosteiro beneditino, em Glanfeuil, no Anjou, que graças à liberalidade do rei difundiu-se rapidamente, e, à sua volta, surgiu a primeira localidade que lhe leva o nome. Santo Amaro faleceu no mosteiro francês aos setenta e dois anos, a 15 de janeiro de 567, depois de uma peste que também levou à morte muitos de seus monges. É invocado contra várias doenças e especialmente enxaquecas, artrose e artrite.

Oração a SANTO AMARO
Ó Deus, concedei-nos, pelo exemplo de Santo Amaro, Abade, a graça de imitá-lo em toda a sua vida, para que possamos ser firmes nos caminhos do Cristo pobre, humilde e obediente. Possamos, também, seguir nossa vocação com fidelidade e chegar à perfeição que nos propusestes em Vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Foto: divulgação