Blog do Prisco
Destaques

Morre o escritor João Paulo Silveira de Souza

Faleceu hoje no Hospital de Caridade o professor, jornalista e escritor João Paulo Silveira de Souza, tituoar da cadeira 33 da Academia Catarinense de Letras. Foi integrante do Grupo Sul e se projetou como ficcionista, com obras premiadas de conto e crônica. Tinha 88 anos.
O jurista, poeta e escritor Péricles Prade escreveu: “Silveira de Souza é autor de O Vigia e a Cidade, Ecos do Porão, Relatos Escolhidos, Triloló para Flauta e Cavaquinho, Cavalo em Chamas, Pequenos Desencontros, entre outros, e tradutor, em especial , dos des(aforismos) de Franz Kafka, diretamente do alemão.
O jornalista e escritor Oldemar Olsen Junior assinalou: “Silveira de Souza era dono de um linguajar enxuto que lembra a prosa hemingwayana. E mesmo cortejado pelo significado e relevância do que fez, Silveira de Souza sempre se manteve arredio aos acenos de qualquer espécie de alienação ou comodismo… Sua morte deixa uma grande lacuna na arte literária de nosso Estado.”

A Associação dos Funcionários da Fundação Catarinense de Cultura também divulgou nota de pesar pela morte do servidor e escritor João Paulo Silveira de Souza.

O presidente Alzemi Machado destacou: “Servidor íntegro e amável, além de excepcional contista, trabalhou na Unidade de Letras e foi um dos fundadores da Fundação Catarinense de Cultura . A cultura catarinense perde um dos seus grandes nomes , e que ficará eternizado, sobretudo, pela vasta contribuicao no campo da literatura. “