Blog do Prisco
Manchete

Morre o ex-senador Jaison Tupy Barreto

Morreu, na noite de domingo, aos 88 anos, o ex-senador Jaison Tupy Barreto. Segundo o boletim médico, o falecimento se deu por problemas cardíacos. Ele vivia, há muitos anos, em Balneário Camboriú. 

Ele foi um combativo líder político nas décadas de 1970 e 1980, quando exerceu mandatos de deputado federal e senador.

Em 1978, ele chegou ao Senado, votação que lhe abriu caminho para disputar o governo do estado quatro anos mais tarde quando retornaram as eleições diretas para governador.

Jaison Barreto perdeu para Esperidião Amin por apenas 12,5 mil votos. Percebendo a força do emedebista, o ex-governador Jorge Konder Bonrhausen (eleito pela Alesc após ser indicado por Ernesto Geisel), já em 1978 apostou todas as fichas em Esperidião Amin.

Entregou a secretaria de Transportes a Amin, que havia sido o deputado federal mais votado da história de Santa Catarina. JKB já previa que somente Amin poderia vencer Jaison em 1982.

Em 1985, Jaison e Esperidião Amin se tornaram aliados no contexto da AST, Aliança Social Trabalhista. Chiquinho Assis, que era deputado estadual e secretário da Casa Civil de Esperidião Amin, encabeçou a  chapa para prefeito, com Manoel Maneca Dias, indicado por Jaison Barreto, de vice.

Foi nesse pleito que Edison Andrino surpreendeu a AST, elegendo-se prefeito na Capital, vitória que abriu caminho para que o MDB chegasse ao governo estadual pela primeira vez no ano seguinte, quando Pedro Ivo Campos elegeu-se governador.

Posts relacionados

Univali forma mais 56 jovens aprendizes em Balneário Camboriú

Redação

Inscrições para Jovem Aprendiz iniciam na segunda, 14

Redação

Juliana Pavan assume presidência do PSD em Balneário Camboriú

Redação