Blog do Prisco
Notícias Últimas

Movimento das Equipes de Nossa Senhora em Florianópolis

Entre os dias 19 e 29 deste mês ocorre a reunião e a visita da Equipe Responsável Internacional (ERI), instância de responsabilidade geral do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. 

O encontro será em Florianópolis, no Recanto Champagnat. O lema do encontro é: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). É a segunda vez – a primeira foi em 2004, no Rio de Janeiro – que a ERI vem ao Brasil em missão.

Na primeira parte do evento, na Capital, entre os dias 19 e 22, será realizada a reunião ordinária da Equipe Dirigente da ERI e, a partir do dia 23, a reunião anual do Colégio da ERI, com a presença de casais dos países e regiões geográficas onde o Movimento se faz presente.

Estarão presentes representantes de mais de uma dezena de países, entre eles, Portugal, França, Líbano, Inglaterra, Canadá, Espanha, Itália, Polônia, Ilhas Maurício e Austrália.

No sábado, 29, a partir das 14h, o casal responsável da ERI – Tó e Zé Moura Soares – e o Sacerdote Conselheiro Espiritual – Pe. José Jacinto Ferreira de Farias – acolherão os equipistas brasileiros para uma audiência informal, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).  

Será um encontro de comunicação, formação, comunhão e de inter-relação da ERI, com as bases do Movimento para a troca de ideias e aprofundamento da experiência de internacionalidade.

Coletiva de imprensa

Para falar mais sobre o assunto e outros temas relevantes à família, ocorre na quarta-feira, 19 de julho, uma coletiva para a imprensa, às 10h, na Cúria Metropolitana.

Estarão presentes:

– O casal de Portugal, Tó e Zé Moura Soares, responsável da ERI

– O Conselheiro Espiritual da ERI, também do mesmo país, Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, da Congregação Sagrado Coração de Jesus

– Hermelinda e Arturo Zamperlini, casal responsável pela Super Região Brasil

– O presidente da FIESC, Glauco José Côrte – membro há muitos anos das Equipes de Nossa Senhora, com a esposa, Silvia

Um movimento que nasceu em meio aos sofrimentos da guerra

As Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal que surgiu na França, em fevereiro de 1939. O fundador é o Pe. Henri Caffarel, cujo processo de beatificação está em andamento.

Quatro meses depois da fundação ocorreu a declaração de guerra. Havia a visita da Gestapo a um ou outro desses casais, sendo o marido despachado para um campo de deportados. O movimento nasce, portanto, em meio ao sofrimento e é assim, também, que começa a se desenvolver.

Lê-se nos Estatutos: “Os casais, conhecendo a própria fraqueza e a limitação das próprias forças, como também a boa vontade que os anima, e porque depositam uma fé indefectível no poder do auxílio mútuo fraternal, decidem unir-se em equipe”.

Querem viver para Cristo, com e por Cristo, entregando-se a Ele sem condições. Resolvem servir o Senhor sem discutir e querem ser, por toda parte, os missionários de Cristo. Querem tender para a santidade, nem mais nem menos.

Sabem que o sacramento do matrimônio é uma prodigiosa fonte de graça, em que Cristo vem salvar o amor, trazendo-lhe auxílios e graças enormes.

As Equipes de Nossa Senhora procuram constantemente voltar à fonte, à nascente, porque esta às vezes está assoreada. Elas têm em conta as necessidades e os valores do período em que se encontram, e os acolhe, na medida em que são assimiláveis.

Os casais das Equipes esmeram-se em não perder de vista a presença de Cristo entre eles e se empenham em uma vida de estudo e no cumprimento de pontos concretos de esforço: a escuta da Palavra, a meditação, a oração conjugal, o diálogo conjugal (que chamam dever de sentar-se), a regra de vida e o retiro.

Onde encontrar o Movimento

As Equipes estão presentes em mais de 80 países, sendo o Brasil o que congrega o maior número de casais: 3.938 Equipes, com mais de 24 mil casais, que são acompanhados por um sacerdote.

O Movimento está presente em 24 Estados e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, 625 casais participam, distribuídos em municípios como Florianópolis, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Brusque,  Gaspar, Araranguá e Turvo.

Em Florianópolis são 220 casais e 16 viúvos e viúvas.

O Movimento, iniciado em Paris, chegou ao nosso país em 1950. A primeira reunião foi realizada em São Paulo, no dia 13 de maio daquele ano. Dali se expandiu para a Capital, onde os casais começaram sua caminhada em 08 de março de 1955.

Alguns dos integrantes da primeira Equipe ainda vivem e permanecem fiéis e ativos, dentro das possibilidades e limitações impostas pela idade.

A sede nacional das Equipes de Nossa Senhora está em São Paulo e a internacional em Paris.