Blog do Prisco
Notícias Últimas

Movimento pró ponte sobre o Rio Uruguai tem encontro com bancada Federal Gaúcha

Em mais uma ação de sensibilização, os integrantes da comissão do Movimento Pró-Ponte que luta pela construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita e Itapiranga, reuniram-se nesta quinta (27.05) com representantes da bancada Federal Gaúcha para solicitar apoio para a construção da ponte sobre o rio Uruguai.

Formada pela Facisc em união com a Amuceleiro, Ameosc, Amufron, Federasul, Famurs, Assemit e Cacis a comissão tem buscado o apoio de autoridades estaduais e federais para acelerar o processo.

Presente na reunião o vice-presidente da Facisc para a regional Extremo Oeste, Maikel Frey ressaltou a importância da obra para a competitividade dos municípios. “Precisamos de equidade para sermos competitivos e qualquer obra que permita melhoria de competitividade é fundamental para região. Temos limitações e entraves como a necessidade de federalização mas precisamos vencer os obstáculos pelo desenvolvimento”, ressaltou.

Também participaram do encontro o vice-presidente regional Oeste, Milvo Zancanaro, o diretor de relações internacionais, Sérgio Matte, o diretor de agronegócio, Vincenzo Mastrogiacomo, o diretor de comércio exterior, Volmir Marcos Voltolini e o primeiro vice-presidente da Federação, Elson Otto. “A ponte é um dos pilares de infraestrutura defendidos pela Federação pois acreditamos que esta obra é de suma importância para o desenvolvimento econômico social não só da região mas de todo o Estado”, declarou Elson.

Coordenador do Movimento Pró-ponte, o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott lembrou aos parlamentares que este não é só um movimento somente local ou regional, mas também interestadual. “Juntos os municípios envolvidos reúnem mais de 300 mil habitantes e representam uma parcela considerável do PIB nacional, principalmente em relação ao agronegócio. Por isso essa obra é de grande importância para a economia regional”, destacou o representante.

Deputado Federal e coordenador da Bancada Parlamentar Federal do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini, declarou o apoio ao movimento e lembrou que a federalização do trecho é necessária para que seja desenvolvido o projeto de construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, ligando RS e SC, entre Barra do Guarita e Itapiranga, que hoje tem a travessia realizada por meio de balsas. “Precisamos procurar uma maior expressão da região, mas primeiro temos que buscar a Federalização para poder colocar recurso da união”, explicou.