Blog do Prisco
Notícias Últimas

Movimento SC pela Educação debate desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho e o papel do ensino técnico

Pesquisa do Itaú Educação e Trabalho apresentada durante a reunião, revela que jovens estudantes do ensino médio entendem que educação profissional amplia possibilidades. O levantamento foi apresentado sexta-feira, 10 de dezembro, em reunião do conselho de governança do Movimento SC pela Educação na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC.

Carla Chiamareli, gerente de gestão de conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, detalhou o estudo da entidade que aponta os desafios de ações voltadas aos jovens. “É importante envolver o aluno na escolha de sua trajetória já no 9º ano do ensino fundamental, pois essa escolha já ocorre no primeiro ano do ensino médio”, comentou. As principais habilidades que os entrevistados gostariam de aprender na escola são língua estrangeira, recursos digitais e empreendedorismo. “Após o ensino médio, os jovens veem o trabalho como um dos principais caminhos”, complementa Chiamareli.

O levantamento ouviu mil estudantes da rede pública de todas as regiões do país, que responderam a um questionário on-line entre 5 e 28 de julho de 2021.

Convidado a integrar o colegiado e participando do encontro pela primeira vez como representante da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Marcelo Fett, secretário municipal de São José, falou de uma das iniciativas pioneiras no país voltadas à formação de competência técnicas e emocionais com foco nas demandas do mercado que está em implantação no município.

Chamado de Movimento Geração do Futuro, o projeto implementado pela prefeitura catarinense tem como objetivo preparar estudantes, e também jovens e adultos, a se inseriram no mercado de trabalho desta nova economia. “Quem deve ditar as competências que farão parte da jornada de formação dos nossos jovens é o mercado. Esse é um pilar fundamental do Geração do Futuro: garantir emprego e renda de qualidade para nossas crianças, jovens e adultos”, afirma Fett.

A iniciativa mostrou-se totalmente alinhada com a realidade apresentada na reunião e mostra como os municípios podem contribuir nesse processo de mudança da educação no Brasil. Ao tempo em que os jovens estudantes da rede pública entendem que a escola está muito associada a um caminho para um “futuro melhor”, cabe ao poder público contribuir para que, de fato, a educação traga oportunidades que permitam mudanças na vida, aceleradas pela educação profissional. Os apontamentos integram a pesquisa Percepções dos jovens sobre o ensino técnico, do Itaú Educação e Trabalho, apresentada ao conselho de governança do Movimento Santa Catarina pela Educação.
Movimento Geração do Futuro

Em fase de implantação pela prefeitura de São José, o Geração do Futuro iniciou pela capacitação dos professores da rede municipal o que também foi um dos pontos debatidos na reunião do Comitê de Governança. Os docentes estão sendo capacitados para implantar a educação maker, que consiste na prática de “aprender fazendo”. Em novembro, já foram 90 professores capacitados. O projeto conta a parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e FIESC, por meio do SENAI, SESI, da Junior Achievement e das chamadas empresas madrinhas. No conteúdo programático, temas inovadores, como: programação e fabricação digital na aprendizagem da matemática; construção de vídeos criativos e inteligentes; a robótica criativa em sala de aula.

“Nosso foco é despertar o interesse das nossas crianças para as competências da nova economia já no primeiro ano do ensino fundamental. Quanto mais cedo começarmos, mais eficiente será esse processo e menos custoso será para o governo e para toda sociedade” afirma o secretário Marcelo Fett.

Para os professores que participaram da formação recentemente, a educação maker é inspiradora. “O foco está na autonomia do aluno. Fazer por si próprio e assim aprender com os próprios erros. Essa prática também traz uma série de benefícios, como resiliência e trabalho em equipe”, destaca o professor André Roberto da Silva Colla. “Se nós, professores, já ficamos encantados, imagina os alunos”, complementa a professora Jaqueline Furtado Pereira.

A perspectiva é atender mais de mil crianças, jovens e adultos em 2022 e cerca de 5 mil alunos em quatro anos.

O Geração do Futuro irá preparar os jovens para o novo mercado desde o ensino fundamental, de modo que cheguem à idade adulta prontos para atuarem nesta nova economia, sem esquecer daqueles profissionais que buscam se reinserir no mercado de trabalho ou fazer a transição na sua carreira.

::: Desafios do Movimento SC pela Educação até 2024

Com foco no ensino profissionalizante, o Movimento Santa Catarina pela Educação instituiu os três pilares de atuação da iniciativa pelos próximos dois anos (2022-2024). São eles: competências para as demandas atuais e futuras, trabalhador do futuro e representatividade. De acordo com o diretor de educação e tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, o objetivo é contribuir para o fortalecimento do ensino profissionalizante como estratégia competitiva. “Apesar da pandemia, temos muito a comemorar este ano, com avanços significativos. Estamos muito comprometidos com uma agenda de desenvolvimento social e econômico por meio da educação”, destacou.

Entre as ações previstas para fortalecer o Movimento estão a ampliação de parcerias e a divulgação da plataforma de empregos e qualificação; analisar as profissões atuais e futuras dos principais setores econômicos; construir de forma colaborativa as bases de um Plano de Desenvolvimento de Pessoas; proposta de processo seletivo com recrutamento baseado em competências; promover a capacitação e a inserção dos jovens do ensino médio no mercado de trabalho, em linha com a Agenda Educação 2030 da Unesco; incentivar os estudantes a optar pelo eixo do ensino técnico profissionalizante; e intensificar a valorização da educação profissional.

Grupos de trabalho formados para atuar nestas frentes discutiram estratégias de ação que serão implementadas ao longo dos próximos dois anos. A FECAM também passa a compor o conselho de governança do Movimento, representada pelo secretário de desenvolvimento econômico de São José, Marcelo Fett.